.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Conteúdo Jurídico

Conteúdo Jurídico
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Artigos
Reflexões sobre a Reforma Trabalhista (21): Petição inicial trabalhista
Os requisitos da petição inicial trabalhista sujeitas ao rito ordinário possuem previsão no artigo 840, § 1º, da CLT. Originalmente, este dispositivo elencava os seguintes requisitos como necessários à petição inicial:
a) endereçamento,
b) qualificação das partes,
c) breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio,
d) pedido,
e) data e
f) assinatura do reclamante ou de seu representante.
 
A lei 13.467/2017 manteve esses requisitos, mas acrescentou que o pedido deve ser certo, determinado e com indicação de seu valor.
 
Pedido certo...
 
Pedido certo é aquele expresso, especificado e individualizado. Ou seja, o pedido deve ser formulado de tal forma que seja possível identificar o que se pede.
 
Determinado...
 
O pedido determinado, por sua vez, está intimamente relacionado ao pedido certo. Enquanto este último se refere ao objeto sobre o qual se pretende o pronunciamento jurisdicional, por exemplo, a obrigação de pagar férias, o determinado indica quais períodos de férias são devidos.
 
E com valor
 
Além disso, com a nova lei há previsão expressa da necessidade de a petição inicial indicar o valor da causa mesmo nos procedimentos ordinários, o que corresponde à soma dos valores dos pedidos.
 
Por fim, o § 3º, do dispositivo, determina a extinção sem julgamento de mérito, caso esses requisitos não sejam preenchidos.
São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design