.:: Mascaro Nascimento Advogados ::.
Notícias

Conteúdo Jurídico

Conteúdo Jurídico
Atuação
Boletins
Conteúdo Jurídico
Endereços
Artigos
Reflexões sobre a Reforma Trabalhista (74): A negociação coletiva IV
Na 4ª parte da série sobre as mudanças provocadas pela reforma trabalhista na negociação coletiva, abordaremos os incisos IX, X e XI, do art. 611-A, da CLT.
 
Renumeração por produtividade e desempenho individual
 
O inciso IX do artigo autoriza que a negociação coletiva disponha sobre remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas, e por desempenho individual de forma diversa do previsto em lei.
 
Ressalta-se, contudo, que não poderá ser criada cláusula que permita que qualquer uma dessas remunerações tenha valor inferior ao salário mínimo, em razão da garantia prevista no art. 7º, IV, da Constituição Federal.
 
Registro de jornada de trabalho
 
Também a modalidade de registro de jornada de trabalho, conforme o inciso X, passou a poder ser definida mediante negociação coletiva de forma diversa do regime legal.

O art. 74, § 2º, da CLT, prevê que, para os estabelecimentos de mais de 10 trabalhadores, é obrigatória a anotação do horário de trabalho do empregado, incluindo os períodos de repouso, mediante marcação manual, mecânica ou eletrônica. Com o novo dispositivo, torna-se possível que seja estabelecida outra modalidade de controle de horário, tal como o ponto por exceção.
 
Dia de gozo do feriado
 
Por fim, o inciso XI permite que seja alterado o dia de gozo de feriado. Observa-se que não é possível a supressão do feriado, mas somente a mudança do dia em que o trabalhador irá usufruir dele.

Leia também:


Entre as medidas de maior impacto da reforma está a previsão de matérias em que os termos negociados prevalecem sobre a lei

Convenção ou acordo coletivo podem definir como função de confiança cargos distintos dos de gerente, diretores e chefes de departamentos ou filial

Reforma autoriza negociação coletiva sobre teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente

São Paulo: Tel: +55 11 2175-9000 - Fax: +55 11 3256-7401
© Mascaro Nascimento Advogados 2010 Todos os direitos reservados
Twitter Facebook LikedIn
Desenvolvido por: Original Design