Vantagens da Advocacia Preventiva e Consultoria
Direito do Trabalho - 24/09/2021

Advocacia Preventiva e Consultoria Jurídica: Quais são as principais vantagens?

Já imaginou prever possíveis problemas e conseguir evitar que eles se concretizem? No Direito, essa ação se chama Advocacia Preventiva. Ela acontece em busca de uma cultura de prevenção a acidentes e litígios que gere posturas mais assertivas nos momentos de resolução de entraves. 

Empresas que possuem uma equipe de Consultoria Jurídica contam com advogados que acompanham a gestão empresarial, contribuindo com a oferta de serviços desde a Advocacia Preventiva até a Advocacia Contenciosa e proporcionando, assim, resolução de conflitos, redução de custos, segurança da imagem de uma marca, além de outras vantagens que são apresentadas a seguir em nosso texto. 

Advocacia Preventiva e Consultoria Jurídica X Advocacia Contenciosa

Em busca de conceituação dos termos, é seguro dizer que, diferente da Advocacia Contenciosa, a Preventiva evita possíveis desgastes naturais em decorrência a batalhas e danos judiciais. Por isso, falar sobre as vantagens inerentes à Advocacia Preventiva se torna uma das melhores vertentes dentro das segmentações do Direito.

As pessoas querem crescer e desenvolver seus negócios, mas esquecem de planejar a gestão de possíveis problemas e desafios inesperados que podem surgir durante cada fase. Diante dessa compreensão que está em expansão, a Advocacia tem ganhado visibilidade em situações, por exemplo, nas quais conflitos ainda não se instauraram ou acidentes não aconteceram.

Marcas que querem continuar em ampliação no futuro, não pensam só no presente. Isso começa a acontecer através de estudos das chances de prevenção e orientação jurídica.

Esse novo custo benefício, com amparo 24 horas por parte da Consultoria Jurídica, sem dúvida e com evidências, é mais vantajoso para o setor financeiro.

No entanto, pode acontecer situações que nem o jurídico consegue prever, necessitando de profissionais que trabalhem bem também com o fato ocorrido até a resolução das ações, dentro da Advocacia Contenciosa.

Vantagens da Advocacia Preventiva e Consultoria Jurídica

Ter uma Consultoria Jurídica é enriquecer os acertos diante das tomadas de decisão e das implementações de ações no mundo dos negócios.

Garantia de permanência e de crescimento

As constantes mudanças na legislação, como houve com a Reforma Trabalhista, e a chegada da pandemia de Covid-19, geram transformações em todos os campos sociais e  demandam mais atenção dos empregadores. Muita informação e pouco esclarecimento ocasionam brechas para fracassos empresariais.

Ter uma consultoria jurídica que trabalha com Advocacia Preventiva é encontrar uma gestão com responsabilidade diante do ecossistema empresarial e com visão de estratégias para permanência no mercado competitivo, sem deslizes sobre os diversos contextos sociais.

Redução de custos e direcionamento de recursos

A expertise dos profissionais gera vantagens como a redução de riscos jurídicos e custos judiciais, seja através de menos ações trabalhistas, na garantia de uma maior qualidade dos contratos ou com a melhoria das relações entre as pessoas.

Essa redução de gastos naturalmente contribui também no impacto financeiro positivo de toda empresa, possibilitando direcionamento de recursos para os investimentos em estratégias de lucros.

Elaboração de contratos e aumento da reputação

É tanta burocracia e documentação para lidar no dia a dia empresarial que se torna evidente o investimento em profissionais que conhecem as leis.

Acompanhadas pelo conhecimento de leis e jurisprudências, empresas de qualquer tamanho, sejam as que estão em processo de abertura da sua empresa ou startup, sejam as multinacionais, alcançam e transparecem maior confiança na hora de contratar pessoas ou serviços ou oferecer seus trabalhos.

Uma empresa, com a assessoria jurídica adequada, se enquadra no perfil atual do mercado que se preocupa com seus colaboradores e assim, traz no cotidiano o cumprimento dos direitos dos funcionários de acordo com a legislação vigente, evitando futuras chateações e desrespeitos internos e, principalmente, reclamações judiciais ou extrajudiciais.

Controle de obrigações trabalhistas

Um exemplo de como a Advocacia Preventiva pode atuar no controle de obrigações trabalhistas é a possibilidade de contribuir na garantia da assertividade dos pagamentos corretos e em dia para os funcionários, mantendo a conduta do empregador dentro das normas legais.

Outra vantagem dentro desse controle é a oferta de auxílio no gerenciamento dos funcionários. Indicação das melhores condutas e de procedimentos como admissão, demissão, promoção ou punição são cenários em que o advogado pode apresentar melhores soluções para que a empresa não cometa irregularidades.

Dica bônus para advogados

O empreendedorismo faz parte do cenário atual em que vivemos. O profissional da área do Direito que busca se inserir nas novas formas de exercer sua profissão encontra espaço para além do Direito Contencioso.

Melhor do que tratar é? Prevenir.  Há um campo de exploração do universo extrajudicial, consultivo ou preventivo que tem oferecido sucesso para advogados empreendedores.

Essas são algumas das vantagens de ter uma Consultoria Jurídica que atue com Advocacia Preventiva. Se quiser se aprofundar no assunto, converse com um dos profissionais da Mascaro.

Nosso texto de hoje termina aqui, mas para conhecer melhor essas e outras vantagens da Advocacia Preventiva e Consultoria Jurídica na prática, aconselhamos que você analise o cenário da sua empresa e avalie o quanto é fundamental ter profissionais disponíveis 24 horas por dia atuando para a segurança jurídica dos seus negócios.

Quer planejar o sucesso da sua empresa com a garantia do cumprimento das leis e maiores assertividades durante a sua gestão? Entre em contato conosco e defina caminhos para prevenir problemas e encontrar melhores soluções.

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais