Homem de terno assinando documentos e martelo de juiz ao lado
Direito Cível - 24/05/2022

Advogado cível: o que faz e como contratar

O advogado cível trabalha na defesa de clientes, representando seus interesses em processos judiciais ou de forma consultiva em causas que envolvem relações contratuais, patrimoniais, societárias, sucessórias (por ex. herança), de família, do direito do consumidor, entre outras. 

Ainda está na dúvida se precisa de um advogado cível? Para saber mais a respeito desse profissional, suas funções e como contratá-lo, continue a leitura deste artigo que preparamos. 

O Direito Civil

Para entender as funções que podem ser exercidas por um  advogado cível, é preciso saber em qual área jurídica esse profissional está inserido. Nesse caso, é o Direito Civil

O Direito Civil está relacionado  a direitos do cidadão em suas relações privadas. Em outras palavras, é um ramo  do Direito Privado, com o objetivo de  determinar  regras e condutas que as pessoas físicas e jurídicas  devem seguir estando em sociedade. 

Diante dessa definição, engloba as relações entre pessoas, patrimoniais e familiares. 

O que faz um advogado Cível e quando entrar em contato?

Como citamos, o advogado  cível está inserido na esfera do Direito Civil. Esse profissional representa os interesses de seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas, no que diz respeito às relações reguladas pelo Direito Civil.

A principal lei que regula o Direito Civil é o Código Civil, que é dividido em duas partes. A primeira, denominada parte geral, trata do direito das pessoas, dos bens e do fato jurídico. A segunda, chamada parte especial, disciplina o direito das obrigações, da empresa, das coisas, de família e das sucessões.

Deve-se procurar um advogado cível em muitas situações. Pode ser para resolver questões de formulação de contratos de compra  e venda  ou cessão de imóveis, resolver questões envolvendo heranças ou em casos de indenizações por consumidores que se sentiram lesados por alguma empresa. 

Atribuições do advogado cível

Aqui preparamos uma lista contendo apenas alguns exemplos de situações em que um advogado cível pode desempenhar o trabalho. Confira. 

  • Adoção e Tutela
  • Divórcio
  • Análise e elaboração de contratos civis
  • Pedidos ou defesa de indenização 
  • Danos morais
  • Herança e testamentos
  • Inventários
  • Acordo entre partes
  • Renegociação de contrato

Um ponto a ser comentado é que o advogado cível pode atuar em diversas frentes do Direito Civil, no entanto pode se especializar em apenas uma delas. Caso a maior parte de seus clientes tenha os interesses voltados para o Direito de Família faz sentido a especialização nesse ramo, por exemplo. 

Como contratar um advogado cível?

Antes de tudo, sempre analise  bem a situação pela qual está passando e tenha a certeza de que o profissional correto a ser contratado é um advogado cível. 

Feito isso, procure um escritório especializado no assunto ou algum  profissional autônomo de confiança e credibilidade, que irão lhe dar um parecer competente sobre o melhor a fazer diante de sua situação. Nessa busca, a internet é uma boa aliada. Permite que você encontre profissionais de qualidade. 

Lembrando que atualmente a consulta ao advogado não precisa ser presencial. Se você preferir, o atendimento pode ser feito por vídeo chamada. Da mesma forma, acontece com os documentos necessários para apresentar ao advogado. Tudo pode ser assinado de maneira digital, evitando a tradicional burocracia. 

Esse conteúdo fez sentido para você? Então compartilhe as informações para outras pessoas. Acesse o nosso blog e saiba mais sobre os serviços prestados pelo advogado cível. Também entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça nosso trabalho.

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Mulher assinando algum documento em uma mesa
Direito do Trabalho

Aviso prévio: o que é, duração, descumprimento e como funciona?

O aviso prévio é um dos direitos que está previsto na

Ler mais
Martelo de juiz em cima de uma mesa com documentos jurídicos
Direito do Trabalho

Direitos trabalhistas que muita gente acha que tem, mas não tem 

Os direitos trabalhistas são fundamentais e todo  empregado possui. É a partir deles que as relações e os vínculos em...

Ler mais
Homem de terno assinando documentos em uma mesa e o martelo de juiz ao lado
Direito do Trabalho

Advogado trabalhista: o que faz e como contratar

Imaginando que um funcionário ingresse na Justiça do Trabalho contra a empresa por violação de seus direitos. Diante desse...

Ler mais
Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

Aperto de mão após o aviso-prévio
Mascaro na Exame - 30/06/22

Posso deixar de cumprir o aviso-prévio se conseguir novo emprego?

Ler mais
empregado que dirige veiculo próprio pode ter direito à indenização
Mascaro na Exame - 23/06/22

O empregado que usa veículo próprio pode receber indenização?

Ler mais
Pessoa fotografando o ambiente de trabalho com o celular
Mascaro na Exame - 15/06/22

O empregado pode tirar fotos ou filmar o ambiente de trabalho?

Ler mais
Médico sentado à mesa de consultório com close nas mãos, ele parece realizar perícia para auxílio-doença
Mascaro na Exame - 09/06/22

O que mudou nas regras do auxílio-doença?

Ler mais