Homem de terno assinando documentos em uma mesa e o martelo de juiz ao lado
Direito do Trabalho - 30/05/2022

Advogado trabalhista: o que faz e como contratar

Imaginando que um funcionário ingresse na Justiça do Trabalho contra a empresa por violação de seus direitos. Diante desse cenário, um advogado trabalhista é contratado para defender uma das partes durante o processo. 

Qualquer organização e empregado precisa saber quais são seus direitos e deveres, entretanto nem sempre as relações são simples. Muitas situações acabam não progredindo,  indo para o caminho de conflitos e desacordos Por essas razões, o advogado trabalhista é um profissional bastante acionado e requisitado no mercado. 

Neste artigo que preparamos, você vai entender tudo sobre essa especialidade do direito. Quais as funções que cumpre, sua importância e como fazer para contratar um advogado trabalhista. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. 

O que é Direito do trabalho?

Antes de entender qual o papel de um advogado trabalhista, precisamos analisar o contexto que esse profissional está inserido dentro da área jurídica: o direito do trabalho ou trabalhista. 

O direito do trabalho regulamenta as relações entre empregado e contratante, dentro do cenário em que o funcionário realiza suas obrigações profissionais sob o comando e orientação do empregador. 

Para isso, seguindo a legislação, o  empregado exerce suas atividades e deixa seu esforço e habilidades à disposição da empresa e em troca recebe um valor mensal, conforme as horas de trabalho estabelecidas em contrato

Entretanto, não é apenas na relação direta  e individualizada entre empregado e empregador que o direito do trabalho cumpre seu papel. Também  regula as relações coletivas entre categorias de empregadores e empregados, o que na maioria das vezes é feito mediante a representação dos sindicatos. 

O direito trabalhista e a função na sociedade

As leis trabalhistas, de maneira geral, são caracterizadas pela proteção do lado mais fraco das relações trabalhistas. Por isso  fixa direitos como salário, décimo terceiro, férias, proteção à saúde, entre outros. Tudo isso significa assegurar condições dignas de trabalho. 

Por tanto, as leis trabalhistas assumem o papel de intermediar os conflitos entre empregadores e os trabalhadores subordinados a eles, que podem gerar prejuízos não apenas para as partes envolvidas no conflito como também de maior amplitude, como no caso de  paralisação de serviços.  Inexistindo uma conciliação entre empregado e empregador restará à Justiça do Trabalho intervir no conflito quanto acionada.

 Os sub-ramos do Direito do Trabalho

 O Direito do Trabalho pode ser dividido em três sub-ramos.

Direito Individual do Trabalho: Trata da  relação entre empregado e empregador.

Direito Coletivo do Trabalho: É voltado para as relações coletivas entre categorias de empregados e empregadores, por exemplo no tocante às negociações coletivas. 

Direito processual do Trabalho:  Cuida da resolução de conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho envolvendo direitos individuais e ou coletivos de trabalho. 

O que faz um advogado trabalhista?

Homens de terno assinando documento em uma mesa, com a balança do direito e o martelo de juiz ao lado.

Agora que você já entendeu o que é o direito do trabalho e sua importância para as relações e a sociedade, vamos ver as atribuições dos advogados trabalhistas. 

Esse profissional é encarregado de defender uma das partes, o empregado ou o empregador, em um processo na Justiça do Trabalho. Para isso, o advogado trabalhista precisa ter  conhecimento em diversos ramos do Direito, como o Direito Constitucional, mas sobretudo  na legislação do trabalho. 

Diante dessas características, um advogado trabalhista pode exercer as seguintes funções:

  • Elaborar medidas preventivas para evitar processos e estabelecer acordos
  • Defender  uma das partes em processo judicial trabalhista
  • Acompanhar os processos
  • Coletar provas para defender o cliente durante o processo
  • Prestar consultoria sobre direito trabalhista
  • Fazer análise e elaboração de documentos trabalhistas
  • Elaborar pareceres de natureza trabalhista
  • Prestar auxílio às empresas para  auxiliar o RH a se adequar à legislação.

Em quais casos o advogado trabalhista pode atuar?

O advogado trabalhista pode atuar em diversas situações, que vão desde problemas mais pontuais até mesmo conflitos de proporções maiores envolvendo empregado e  empregador. Separamos algumas situações em que esse profissional atua. Veja a lista.

Reconhecimento do vínculo empregatício

 Muitas vezes o trabalhador presta serviço a um empregador como verdadeiro empregado, mas não tem anotada sua Carteira de Trabalho e nem reconhecido o vínculo. Nesses casos, o advogado trabalhista irá entrar com uma ação pedindo o reconhecimento desse vínculo e todos os direitos decorrentes dele.

Atraso salarial

Nos casos em que o contratante atrasa o salário do funcionário, o advogado pode abrir processo para o pagamento da quantia atrasada ou pedir indenização pelos danos sofridos em decorrência do pagamento atrasado. 

Acidente de trabalho

Se por acaso o  empregado sofre algum tipo de acidente de trabalho no desempenho de suas funções, a depender do caso, ele poderá pleitear uma indenização na Justiça do Trabalho., 

Acúmulo e desvio de função

Ser exigido pelo empregador que o empregado desempenhe tarefas diferentes daquelas definidas no contrato de trabalho ou acrescentar outras e elas pode configurar acúmulo ou desvio de função. Nesse caso, poderá ser exigido um acréscimo no salário. Contudo, trata-se de ação em que o empregado deverá provar o desvio ou o acúmulo, o que nem sempre é fácil. Nesse ponto, o advogado trabalhista, além de ajuizar a ação perante a Justiça do Trabalho, poderá ser bastante útil para a coleta de provas. 

Adicional noturno

Conforme a legislação trabalhista, se um empregado exerce funções  entre as 22h  e  as 5h, ele tem o direito de receber adicional noturno. Caso a empresa não pague o valor ou  o fizer de maneira incorreta, o advogado trabalhista pode representar o funcionário em um eventual processo para o pagamento dessa quantia. 

Horas extras

A jornada padrão de trabalho, conforme a CLT, é  composta por 8 horas diárias e 44 horas semanais. O empregador, em certos casos, pode solicitar que o empregado trabalhe mais tempo, porém deve pagar  as horas extras correspondentes. Se o adicional não for pago, o  empregado pode ingressar na Justiça do Trabalho para buscar esse valor. 

Como contratar um advogado trabalhista?

O primeiro ponto é que o advogado trabalhista pode ser autônomo ou prestar serviço para alguma empresa especializada no assunto. 

Partindo desse princípio, para consultar um advogado trabalhista é sempre bom entrar em contato com escritórios de credibilidade ou profissionais que tenham a mesma imagem no mercado. A internet é uma grande aliada para isso. Permite para você encontrar profissionais qualificados. 

Ressaltando que a consulta não precisa ser presencial. Pode ser por vídeo chamada, caso você prefira. Os documentos necessários como procuração podem ser assinados de forma digital, tornando o processo menos burocrático. 

Esse conteúdo fez sentido para você? Então compartilhe as informações para outras pessoas. Acesse o nosso blog e saiba mais sobre os serviços prestados pelo advogado trabalhista. Também entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça nosso trabalho. 

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Mulher assinando algum documento em uma mesa
Direito do Trabalho

Aviso prévio: o que é, duração, descumprimento e como funciona?

O aviso prévio é um dos direitos que está previsto na

Ler mais
Martelo de juiz em cima de uma mesa com documentos jurídicos
Direito do Trabalho

Direitos trabalhistas que muita gente acha que tem, mas não tem 

Os direitos trabalhistas são fundamentais e todo  empregado possui. É a partir deles que as relações e os vínculos em...

Ler mais
Homem de terno assinando documentos e martelo de juiz ao lado
Direito Cível

Advogado cível: o que faz e como contratar

O advogado cível trabalha na defesa de clientes, representando seus interesses em processos judiciais ou de forma consulti...

Ler mais
Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

Aperto de mão após o aviso-prévio
Mascaro na Exame - 30/06/22

Posso deixar de cumprir o aviso-prévio se conseguir novo emprego?

Ler mais
empregado que dirige veiculo próprio pode ter direito à indenização
Mascaro na Exame - 23/06/22

O empregado que usa veículo próprio pode receber indenização?

Ler mais
Pessoa fotografando o ambiente de trabalho com o celular
Mascaro na Exame - 15/06/22

O empregado pode tirar fotos ou filmar o ambiente de trabalho?

Ler mais
Médico sentado à mesa de consultório com close nas mãos, ele parece realizar perícia para auxílio-doença
Mascaro na Exame - 09/06/22

O que mudou nas regras do auxílio-doença?

Ler mais