Mudanças Organizacionais
Sem categoria - 22/02/2023

As Competências Humanas desejadas para prontidão para mudanças organizacionais

Por Débora Bobra Arakaki

As novas tecnologias têm acelerado e vem alavancando inúmeras organizações a implementar suas jornadas de transformação digital.

Em termos práticos, não são  todas  as organizações que têm êxito em seus processos de mudança.  Existem múltiplos fatores   que contribuem para o sucesso ou não de uma mudança organizacional.

Sem dúvida nenhuma, a prontidão para mudança organizacional impulsiona/contribui para o sucesso da mudança, assim sendo, ressalta-se que os indivíduos têm um papel relevante e fundamental nesse processo.

Busca-se, portanto, entender quais são as habilidades individuais que contribuem diretamente sobre os níveis de prontidão das organizações.

As mudanças significativas nas dinâmicas competitivas, acompanhada pela emergência de novos negócios têm levado muitas organizações, em diferentes setores e ramos de atuação, à incorporação de processos digitais e por isso a relevância de reflexão mais aprofundada sobre as competências organizacionais, bem como as individuais.

Desta forma, muitos estudiosos sobre o tema  arriscam esboçar as principais  ‘soft skills’ (competências humanas) frente às competências do século XXI, e a relação dessas com a prontidão para mudanças organizacionais.

Dentre as diversas competências humanas analisadas tiveram destaque àquelas associadas à comunicação, capacidade de resolver problemas, colaboração, bem como a criatividade, inovação, pensamento crítico e capacidade de tomar decisões.

Porém, tantas outras se mostram requeridas, mesmo que de maneira diminuta para o sucesso da mudança, tais como: a capacidade de aprendizado, trabalho em equipe, visão de mundo ampla e global, a capacidade de lidar com incertezas e ambiguidades, auto controle emocional, capacidade empreendedora, entre outras.

Num processo acelerado de transformação digital com introdução de novas tecnologias, há a necessidade de novas competências organizacionais e consequentemente novos perfis organizacionais de colaboradores.

Resta claro que o mercado clama por profissionais mais empreendedores e protagonistas a fim de romper as amarras de estruturas burocráticas criando organizações mais fluidas, e assim sendo, quanto maior o nível de competências dos indivíduos ora prestigiada (capacidade de resolver problemas, colaboração, criatividade, inovação, pensamento crítico e capacidade de tomar decisões), maior a prontidão organizacional.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais