Era digital trabalhista
Sem categoria - 20/12/2022

Casimiro Miguel x Galvão Bueno. O que esse embate nos ensina na era digital trabalhista?

A emissora Globo deteve a exclusividade nos direitos de transmissão tanto na internet quanto na TV até a Copa de 2018.
 
 Entretanto, para este ano, a FIFA inovou e firmou um acordo, para a transmissão no canal do influenciado Casimiro Miguel tirando a exclusividade dos direitos da Globo pela primeira vez na história.
 
 Mesmo com o grande número de adeptos ao novo formato de transmissão inaugurado por Casimiro para a Copa, a Globo se mantém forte aos fiéis da voz de Galvão Bueno para os jogos da seleção brasileira.
 
 Ocorre que essa é a última Copa na carreira do narrador pela emissora, o que pode significar grandes problemas para os próximos anos, mais precisamente para 2026.
 
 E é aí que eu trago a reflexão para a área trabalhista. O ano de 2023 será um divisor de Aguas, assim como a copa do Catar para a Globo:
 
 * eSocial receberá os eventos das reclamatorias trabalhistas,
 
 * IN RFB nº 2110/2022, e as novas normas gerais de tributação previdenciária;
 
 * FGTS Digital uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do FGTS.
 
 * LGPD tem Agenda Regulatória para o biênio 2023/2024 e entre os pontos de destaque temos como prioridade a regulamentação da aplicação das penalidades para empresa que não cumprir a legislação.

*PPP eletrônico , novas normas para a emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que trata sobre a nova obrigatoriedade dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial.
 
 Só essas mudanças já deixa a área trabalhista alerta.
 
 A tradicional forma do empresário brasileiro trabalhar está mudando, os litígios estão mudando, o modelo de fiscalização está mudando.
 
 A nova era trabalhista digital chegou e a forma de cumprir as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais são outras. A advocacia trabalhista empresarial passa por mudanças assim como as empresas nas suas novas rotinas trabalhistas.
 
 A primeira lição que podemos tirar disso está naquela velha frase: “ninguém é tão bom a ponto de ser insubstituível”, e isso se evidencia cada vez mais no nosso dia a dia. Ou seja, profissionais e empresas que não buscam inovar tendem a morrer no longo prazo.
 

O monopólio da gambiarra e jeitinho brasileiro está terminando aos poucos. É chegada a hora do compliance trabalhista ser protagonista nas relações trabalhistas na era digital.
 
 Estamos na contagem regressiva 2023, enquanto isso, já que falamos de um embate entre um grande influenciador e a gigante da mídia tradicional, tenho uma pergunta: será que você e sua empresa estão preparados e bem assessorados juridicamente para tanta mudança nas relações trabalhistas?
 
 A Mascaro é uma Advocacia Trabalhista Digital, atende empresas de todo Brasil com as melhores soluções de compliance trabalhista digital e conta com consultoria especializada para atender seus clientes na nova era trabalhista digital. 

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais