artigos - 06/03/2023

Como agir mediante o novo cenário trabalhista 2023

Camila Cruz

O Brasil passa por um novo cenário trabalhista, formado sobre forte influência do eSocial que a partir de março de 2023 traz mudanças na forma e tipo de informação enviada ao Fisco.

O cenário é desfavorável para as empresas que estão irregulares com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, ou não auditaram as informações já enviadas ao eSocial.

O eSocial tem sido notícia na mídia, e temos alertado as empresas que o cerco está fechando e temos pouco tempo para colocar a “casa em ordem”.

Vejamos:

1. Contagem regressiva eSocial: empregadores têm até março para migrar para nova versão do sistema.

A versão antiga do eSocial deve ser usada somente até 19 de março, prazo que foi definido para os empregadores migrarem da versão S-1.0 para a versão atualizada S-1.1.

2. Processos Trabalhistas no eSocial: a malha fiscal será intensificada.

O envio de informações de processos trabalhistas pela nova versão do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será obrigatório a partir de 1º abril.

3. Governo reforçará fiscalização trabalhista para combater fraudes, afirma o  ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O governo reforçará a fiscalização trabalhista nas empresas para combater fraudes nas contrações. Segundo ele, trabalhadores que deveriam ter carteira assinada estão sendo contratados em regime de pessoa jurídica ou por meio do programa microempreendedor individual.

4. Receita Federal já começou a autuar empresas por inconsistências no envio dos dados do eSocial.

Em fevereiro de 2023 a Receita Federal notificou 6.150 companhias de todo o país para regularizarem espontaneamente o recolhimento da contribuição adicional ao RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), a Receita Federal está intensificando nos últimos meses as fiscalizações e realizando autuações principalmente nos setores de alimentos, automotivo, construção civil e de eletrodomésticos.

Portanto, é tempo de organizar as rotinas trabalhistas e investir em prevenção para fortalecimento do compliance trabalhista.

O nosso cenário atual se mostra desfavorável ao contribuinte em termos tributários e favorável ao trabalhador em termos trabalhistas. A movimentação em prol de aumento da arrecadação das contribuições previdenciárias é uma realidade que não pode ser negligenciada pelos empresários!

Sua empresa está preparada? Tem tranquilidade se receber uma fiscalização?

A área de assessoria empresarial do Mascaro oferece aos clientes soluções  para compliance trabalhista e digital para as empresas de todos os segmentos e portes que visam minimizar passivos trabalhistas e reduzir custo de folha de pagamento, pois a gestão estratégica baseada em dados é uma tendência nas empresas que buscam sustentabilidade e perenidade.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Quais são as obrigações da empresa durante o período de aviso prévio do trabalhador?

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

Quais mudanças são prováveis na área trabalhista para 2024?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro destaca duas atividades que devem ter regulamentação trabalhista em 2024...

Ler mais
Noticias

Como o compliance trabalhista pode ajudar no combate ao assédio moral no trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica quais iniciativas uma empresa deve adotar para educar e proteger...

Ler mais
Noticias

A empresa também pode ser penalizada por justa causa?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica em qual situação o funcionário pode ence...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais