artigos - 27/09/2023

Criando conexão com a linguagem corporativa digital

Débora Bobra Arakaki

A velocidade da era digital e da tecnologia traz também o aprimoramento da linguagem corporal digital transformando más interpretações diárias em um conjunto de lei coletivamente entendidas que estimulam a conexão não importa a distância.

A Linguagem Corporal Digital oferece uma abordagem sistêmica para que possamos compreender os sinais do mundo digital, assim como interpretamos os sinais no mundo físico.

É como se fosse um dicionário, mas, neste caso, a missão é traduzir a linguagem corporal presencial em coisas como pontuação, primeiras impressões em vídeos chamadas, abreviações, mensagens ocultas e o tempo que levamos ou que devemos devolver um e-mail.

Nos dias de hoje, ler cuidadosamente é o novo escutar e escrever claramente talvez seja a nova empatia na era digital! Porque isso é muito importante pensar antes de simplesmente digitar.

Fazer um exercício de reflexão antes da digitação, parece uma boa opção, atenção a esse check list: I) quem precisa ser incluído nesta mensagem?; II) de que contexto ou informação a pessoa precisa?; III) qual o tom apropriado; IV) qual o melhor momento pra enviar a mensagem?; V) qual melhor canal para enviar a mensagem?; VI) como me sentiria se essa mensagem fosse “printada” e encaminhada a outra pessoa?

Sempre que possível, tente respeitar as gerações diferentes de pessoas com as quais trabalhamos respeitando linguagem, canais de preferência de comunicação e maneira de reportes. Lembrando que a boa liderança vai além de apenas fazer com que as pessoas se dobrem aos seus padrões e normas, ela também envolve uma disposição para engajar-se em todos os diferentes estilos de linguagem corporal digital presentes em seus ambientes de trabalho.

O exercício de uma boa linguagem corporal digital exige cuidados como: revisar o que foi escrito, revisitar suas apresentações, comunicar-se cuidadosamente, evitar o uso excessivo de abreviações, demonstrar educação na troca de correio eletrônicos, pontualidade nas reuniões on line, respeitar a palavra alheia nas reuniões de teleconferências, ser o mais objetivo possível, ter clareza nas ações certificando que o destinatário saiba o que tenha que responder e respeitar a cultura organizacional pertencente.

Resumidamente, uma prática de uma boa linguagem corporal digital exige bons hábitos digitais, como dedicar uns segundinhos a mais para rever se as frases fazem sentido, se a pontuação está correta, se as palavras escolhidas foram as melhores/mais adequadas, se não existem palavras que possam ser mal interpretadas, em última análise, fazer uma autoanálise sobre o que se pretende passar por meio da palavra escrita.

Afinal, o texto que pretendemos escrever decodifica os sinais e deixa os ouvidos daqueles que escutam mais doces ou amargos, denota bom senso, expressa opinião, induz relacionamento, expressa confiança, segurança e em última análise emprega a sua personalidade, use a palavra escrita da melhor forma possível, ela é a sua assinatura!

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais