imagem cm homem segurando um teste de covid para ilustrar conteudo sobre direito trabalhista nos tempos da covid-19
Direito do Trabalho - 06/08/2021

Direito Trabalhista: protagonismo em tempos de pandemia da Covid-19

Isolamento social e fortes restrições às atividades econômicas impuseram medidas de socorro às empresas e aos trabalhadores

Há três anos, quando a Lei 13.467/2017 entrou em vigor, na chamada Reforma Trabalhista, as mudanças nas relações das empresas com os trabalhadores relegaram o Direito do Trabalho a um papel secundário. 

Agora em 2020, com a pandemia global e suas consequências, essas relações tiveram que sofrer mudanças emergenciais importantes e o Direito Trabalhista ganhou um protagonismo fundamental no contexto da nova realidade econômica.

As mudanças começaram pela Medida Provisória (MP) 297/2020, que foi editada em março e perdeu a validade após 120 dias, e tiveram sequência com a MP 936, de abril, que deu origem à Lei 14.020/2020, sancionada em julho, a nova lei dos contratos de trabalho.

As incertezas sobre o cenário da saúde pública a curto e médio prazos não autorizam projeções confiáveis para o futuro, mas as tendências de flexibilização legitimam o Direito do Trabalho como instrumento indispensável para equilibrar interesses, preservar empresas e garantir renda e os direitos fundamentais dos trabalhadores. 

Advogados trabalhistas em home office – Direito Trabalhista

A pandemia levou os trabalhadores para home office, em isolamento social, mas também fez crescer a demanda, mesmo à distância, por esclarecimentos e orientações  decorrentes  das medidas provisórias bem como da nova lei dos contratos de trabalho. 

Muitos  advogados também foram para casa, mas graças à tecnologia há condições, tanto pelo telefone, como por e-mail, whatsapp ou até vídeo pelo celular, de atender clientes com a mesma qualidade do atendimento presencial.

Mesmo quando os fóruns estiveram fisicamente fechados e os prazos suspensos, a tecnologia permitiu que os processos tramitassem pelo sistema do PJE (Processo Judicial Eletrônico), que já vinha sendo utilizado,  e os serviços continuassem sendo desempenhados por servidores juízes e advogados.  

Os processos trabalhistas têm sido distribuídos por meio digital sem alterações. A diferença está nas audiências, que estiveram suspensas por um momento, mas que agora já foram regularizadas  por meio de  plataforma digital.

Consultas, dúvidas, pesquisas, tudo pela internet

A Justiça do Trabalho disponibiliza a coletânea online “Covid-19 e os reflexos no Direito do Trabalho”, uma plataforma colaborativa que reúne mais de 400 documentos sobre o tema. 

A página, com a curadoria dos bibliotecários do TST e dos Tribunais Regionais do Trabalho, oferece informações atualizadas sobre os aspectos da pandemia da Covid-19 relacionados ao Direito do Trabalho, a fim de auxiliar magistrados, servidores ou qualquer profissional que precise acompanhar as mudanças jurídicas que ocorrem no contexto de pandemia.

Mais detalhes e esclarecimentos, como a real possibilidade de demissão por justa causa durante o trabalho remoto; a possibilidade que o trabalhador tem de recusar a redução da sua jornada de trabalho ou consequências do seu contrato de trabalho suspenso; e os direitos do trabalhador com a nova lei dos contratos de trabalho definida este ano; são assuntos abordados, cada vez mais, numa infinidade de sites especializados. Consultas, dúvidas e pesquisas, tudo está à mão de qualquer pessoa simplesmente a partir de um smartphone e uma conexão com a internet. 

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais