imagem cm homem segurando um teste de covid para ilustrar conteudo sobre direito trabalhista nos tempos da covid-19
Direito do Trabalho - 06/08/2021

Direito Trabalhista: protagonismo em tempos de pandemia da Covid-19

Isolamento social e fortes restrições às atividades econômicas impuseram medidas de socorro às empresas e aos trabalhadores

Há três anos, quando a Lei 13.467/2017 entrou em vigor, na chamada Reforma Trabalhista, as mudanças nas relações das empresas com os trabalhadores relegaram o Direito do Trabalho a um papel secundário. 

Agora em 2020, com a pandemia global e suas consequências, essas relações tiveram que sofrer mudanças emergenciais importantes e o Direito Trabalhista ganhou um protagonismo fundamental no contexto da nova realidade econômica.

As mudanças começaram pela Medida Provisória (MP) 297/2020, que foi editada em março e perdeu a validade após 120 dias, e tiveram sequência com a MP 936, de abril, que deu origem à Lei 14.020/2020, sancionada em julho, a nova lei dos contratos de trabalho.

As incertezas sobre o cenário da saúde pública a curto e médio prazos não autorizam projeções confiáveis para o futuro, mas as tendências de flexibilização legitimam o Direito do Trabalho como instrumento indispensável para equilibrar interesses, preservar empresas e garantir renda e os direitos fundamentais dos trabalhadores. 

Advogados trabalhistas em home office – Direito Trabalhista

A pandemia levou os trabalhadores para home office, em isolamento social, mas também fez crescer a demanda, mesmo à distância, por esclarecimentos e orientações  decorrentes  das medidas provisórias bem como da nova lei dos contratos de trabalho. 

Muitos  advogados também foram para casa, mas graças à tecnologia há condições, tanto pelo telefone, como por e-mail, whatsapp ou até vídeo pelo celular, de atender clientes com a mesma qualidade do atendimento presencial.

Mesmo quando os fóruns estiveram fisicamente fechados e os prazos suspensos, a tecnologia permitiu que os processos tramitassem pelo sistema do PJE (Processo Judicial Eletrônico), que já vinha sendo utilizado,  e os serviços continuassem sendo desempenhados por servidores juízes e advogados.  

Os processos trabalhistas têm sido distribuídos por meio digital sem alterações. A diferença está nas audiências, que estiveram suspensas por um momento, mas que agora já foram regularizadas  por meio de  plataforma digital.

Consultas, dúvidas, pesquisas, tudo pela internet

A Justiça do Trabalho disponibiliza a coletânea online “Covid-19 e os reflexos no Direito do Trabalho”, uma plataforma colaborativa que reúne mais de 400 documentos sobre o tema. 

A página, com a curadoria dos bibliotecários do TST e dos Tribunais Regionais do Trabalho, oferece informações atualizadas sobre os aspectos da pandemia da Covid-19 relacionados ao Direito do Trabalho, a fim de auxiliar magistrados, servidores ou qualquer profissional que precise acompanhar as mudanças jurídicas que ocorrem no contexto de pandemia.

Mais detalhes e esclarecimentos, como a real possibilidade de demissão por justa causa durante o trabalho remoto; a possibilidade que o trabalhador tem de recusar a redução da sua jornada de trabalho ou consequências do seu contrato de trabalho suspenso; e os direitos do trabalhador com a nova lei dos contratos de trabalho definida este ano; são assuntos abordados, cada vez mais, numa infinidade de sites especializados. Consultas, dúvidas e pesquisas, tudo está à mão de qualquer pessoa simplesmente a partir de um smartphone e uma conexão com a internet. 

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais