Engajamento diante da era robótica
artigos - 26/04/2023

Engajamento diante da era robótica

Débora Bobra Arakaki

Não se sabe ao certo como serão as profissões no futuro diante de tantos avanços tecnológicos, bem como ao fato de que muitas profissões que hoje são executadas por humanos passarão a ser realizadas por robôs.

De outra parte, muitos afirmam que a evolução tecnológica trará novas profissões.

Olhando para o passado, podemos constatar que, desde a primeira revolução industrial, para cada emprego perdido para as máquinas, um novo foi gerado para os seres humanos.

Há um consenso geral que com todos os seus recursos financeiros, materiais e todas as tecnologias existentes e as novas, sempre dependem e dependerão do ser humano como um elemento de diferenciação em um mercado crescentemente competitivo.

Certo é que fatores como conhecimento, engajamento, disposição para contribuir com o coletivo e relacionamento terão ainda maior relevância para o sucesso das organizações.

Se considerarmos que o ser humano possui dois tipos de habilidades: as físicas e as cognitivas e sabemos que ao longo da história, as habilidades físicas estão sendo gradativamente substituídas por máquinas; já as cognitivas, cada vez mais demandadas, podem até serem substituídas, mas de forma limitada, pois é impossível que o trabalho humano venha a ser posto de lado, ou rebaixado para segundo plano!

Há cerca de 20 anos, diversos economistas analisando as empresas europeias concluíram que essas novas patentes, baseadas em inovações tecnológicas, se implementadas, geraram um saldo positivo de empregos somente nas indústrias de média e alta tecnologia. O resultado de pesquisas setorizadas apontou para um aumento da geração de novos postos de trabalho, que demandam ainda mais conhecimento e inovação, fatores esses dependentes das habilidades cognitivas dos seres humanos.

A eterna preocupação com engajamento no trabalho ganha amplitude no início do século XXI mormente em decorrência de dois motivos principais: 1) a crescente importância do capital humano e do envolvimento psicológico dos funcionários nos negócios; 2) o aumento do interesse científico em estados psicológicos positivos, é certo que este sempre será um assunto de pauta nas corporações.

Conclusão, todas as mudanças relacionadas aos itens inteligência artificial, indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, conectividade e máquinas ensinadas a pensar estão acontecendo. Contudo, antigas habilidades como engajamento, inteligência interpessoal, motivação, são muito requeridas hoje em dia e sempre continuarão sendo!

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais