artigos - 30/10/2023

Engajamento no trabalho unido ao papel da liderança nas novas relações organizacionais

Débora Bobra Arakaki

Com as novas formas de trabalho, como o home office e o trabalho híbrido, muitas transformações ocorreram e estão ocorrendo no mercado de trabalho e nas organizações.

Nesse sentido, foi importante as organizações buscarem entender o que gera sentido e engajamento no trabalho para que alguns profissionais queiram permanecer nas empresas.

Com o home office estendido, os profissionais foram forçados a uma autorreflexão, ao vivenciarem o isolamento social. Alinhado a isso e frente aos desafios atuais enfrentados pelas organizações, em especial após o mundo viver a pandemia da COVID-19, passamos a entender com mais força que “nada é pra sempre” e que o mundo é volátil, incerto e extremamente complexo.

Diante desse cenário, o propósito organizacional, o sentido do trabalho, o engajamento e a liderança passam a ter um papel fundamental nas organizações. Neste cenário atual, uma nova contribuição para os estudos organizacionais é a descoberta da existência de uma relação direta entre uma empresa com propósito organizacional e o impacto positivo que ela gera nos sentidos do trabalho de seus colaboradores.

Outra descoberta foi que o propósito organizacional é o “diferencial” como fator de engajamento. Outro ponto, que a liderança é impulsionadora e guardiã do propósito.

Para que seja reconhecido um engajamento organizacional é necessário que: i) se visualize uma força de trabalho inspiradora; ii) descubra-se fielmente o seu propósito; iii) transforme a mensagem autêntica uma mensagem constante; iv) haja estimulação ao aprendizado individual; v) conecte-se pessoas a propósitos; e finalmente, vi) que constantemente a equipe toda seja energizada.

Atrelados aos pontos acima, há ainda necessidade que a liderança moderna tenha autocontrole, responsabilidade e liberdade.

Assim sendo, diante dos aspectos até então apresentados, conclui-se que o propósito organizacional e individual com o sentido do trabalho é essencial, ou seja, que é significativo para o colaborador, podendo gerar maior engajamento, as duas próximas sessões abordarão algumas definições de “sentido no trabalho” e o “engajamento”.

E assim, o “papel da liderança” emerge em significância e faz com que consiga existir/criar interligações com os temas até então tratados. Conclusão, a liderança tem um papel relevante no processo do propósito organizacional para que de fato ele seja praticado nas organizações, como impulsionadores e guardiões do propósito, além de serem considerados fatores de engajamento para os colaboradores.

Os estudos atuais já existentes no campo dos estudos organizacionais tratam sobre a importância das empresas do século XXI terem um propósito organizacional declarado, como parte integrante da sua estratégia.

E finalmente, uma nova contribuição para os estudos organizacionais é a descoberta da existência de uma relação direta entre uma empresa com propósito organizacional e o impacto positivo que ela gera nos sentidos do trabalho dos seus colaboradores. Outra descoberta foi que o propósito organizacional é o “diferencial” como fator de engajamento.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais