ensino a distancia direito ou ensino hibrido
Educação - 10/09/2021

Ensino à distância: como se adaptar ao “novo normal” para estudar Direito

Com o conceito de “novo normal”, ao qual todos precisaram se moldar devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade de adequação ao isolamento social, o ensino à distância ganhou destaque. Instituições de ensino regular de todos cantos do planeta tiveram que, às pressas, readequar suas aulas e metodologias ao Ensino à Distância (EAD) para que o aprendizado pudesse continuar.

Em meses, a necessidade fez a educação dar um salto tecnológico que demoraria décadas. Agora, quando vislumbramos um cenário pós-pandemia, o ensino à distância é uma imagem certa.  Mas, como os estudantes de Direito devem proceder para se adaptar a essa nova realidade? 

Continue a leitura e confira algumas dicas que selecionamos para você!

6 dicas para melhorar seu rendimento no ensino à distância

Se normalmente ser eficiente nos estudos com as aulas presenciais e o auxílio dos professores já é motivo de preocupação por parte de inúmeros estudantes, imagine quando se trata do ensino à distância. Apesar de alguns contarem com uma facilidade maior para absorver os conteúdos e se auto gerenciar, muitos enfrentam grandes dificuldades em conseguir bons resultados devido à falta de organização e disciplina. 

Isso porque estudantes do ensino à distância geralmente também se dedicam a outras atividades ao longo do dia. O que fazer  então para conciliar todos os compromissos e ainda se sair bem nos estudos?

Preparamos uma lista com dicas práticas para conseguir melhorar o seu rendimento estudando à distância. Veja!

1] Organize-se

Esse é o primeiro passo, e, talvez, o fundamental para conseguir estudar Direito através do ensino à distância. É imprescindível que cada aluno encontre maneiras de organizar os seus dias, semanas e meses se quiser ser produtivo

.

2] Defina suas prioridades

Já que no item acima falamos sobre organização, vale a pena complementar esse tópico com um truque que pode contribuir efetivamente para que você seja mais organizado: criar uma lista de prioridades.

Obviamente, não existe uma fórmula pronta para elaborar uma lista como essa, pois cada pessoa pode apresentar prioridades distintas, como um concurso, uma prova, ou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse é um aprendizado pessoal e que deve ser estimulado, sobretudo para facilitar a rotina intensa de estudos que o curso exige.

3] Crie um cronograma de estudos

Independentemente se você estuda para o vestibular, concurso ou uma prova, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Após isso, será mais simples distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina, assim, além de controlar o conteúdo, você saberá quanto tempo sobrará para aprofundar determinado assunto antes da data dos exames.

4] Estabeleça horários fixos

Esta provavelmente seja a maior “pedra no sapato” dos estudantes do ensino à distância. Isso porque quando temos flexibilidade, facilmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos. Chamamos tal ato de procrastinação e você não deve fazê-lo, afinal, o seu rigor e empenho certamente trarão bons frutos no futuro!

5] Tenha um local apropriado para estudos

Contar com um local apropriado para estudar impacta diretamente no seu desempenho e produtividade. Pode até parecer bobagem, mas esse é um ponto decisivo para a sua concentração, o que naturalmente resulta em um aprendizado mais eficaz. Procure um lugar tranquilo, iluminado, que favoreça a sua postura corporal e que propicie o foco nos  estudos. 

6] Sempre esclareça suas dúvidas

Apesar do ensino ser à distância, é essencial tirar as dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgirem. Elas não podem ser o motivo para afetar a sua produtividade, nem atrapalhar o seu entendimento das disciplinas. Afinal, é a sua formação como pessoa e profissional que está em jogo. Busque sempre os recursos que a sua instituição de ensino oferece para os alunos, acesse os fóruns de discussão, envie  e-mails e mensagens para os professores ou tutores do curso, converse com os seus colegas na plataforma, entre outros. 

E você, como costuma se organizar para os estudos do ensino distância? Já pratica alguma destas dicas? Compartilhe conosco através dos comentários!

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais