
Ensino à distância: como se adaptar ao “novo normal” para estudar Direito
Com o conceito de “novo normal”, ao qual todos precisaram se moldar devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade de adequação ao isolamento social, o ensino à distância ganhou destaque. Instituições de ensino regular de todos cantos do planeta tiveram que, às pressas, readequar suas aulas e metodologias ao Ensino à Distância (EAD) para que o aprendizado pudesse continuar.
Em meses, a necessidade fez a educação dar um salto tecnológico que demoraria décadas. Agora, quando vislumbramos um cenário pós-pandemia, o ensino à distância é uma imagem certa. Mas, como os estudantes de Direito devem proceder para se adaptar a essa nova realidade?
Continue a leitura e confira algumas dicas que selecionamos para você!
6 dicas para melhorar seu rendimento no ensino à distância
Se normalmente ser eficiente nos estudos com as aulas presenciais e o auxílio dos professores já é motivo de preocupação por parte de inúmeros estudantes, imagine quando se trata do ensino à distância. Apesar de alguns contarem com uma facilidade maior para absorver os conteúdos e se auto gerenciar, muitos enfrentam grandes dificuldades em conseguir bons resultados devido à falta de organização e disciplina.
Isso porque estudantes do ensino à distância geralmente também se dedicam a outras atividades ao longo do dia. O que fazer então para conciliar todos os compromissos e ainda se sair bem nos estudos?
Preparamos uma lista com dicas práticas para conseguir melhorar o seu rendimento estudando à distância. Veja!
1] Organize-se
Esse é o primeiro passo, e, talvez, o fundamental para conseguir estudar Direito através do ensino à distância. É imprescindível que cada aluno encontre maneiras de organizar os seus dias, semanas e meses se quiser ser produtivo
.
2] Defina suas prioridades
Já que no item acima falamos sobre organização, vale a pena complementar esse tópico com um truque que pode contribuir efetivamente para que você seja mais organizado: criar uma lista de prioridades.
Obviamente, não existe uma fórmula pronta para elaborar uma lista como essa, pois cada pessoa pode apresentar prioridades distintas, como um concurso, uma prova, ou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse é um aprendizado pessoal e que deve ser estimulado, sobretudo para facilitar a rotina intensa de estudos que o curso exige.
3] Crie um cronograma de estudos
Independentemente se você estuda para o vestibular, concurso ou uma prova, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Após isso, será mais simples distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina, assim, além de controlar o conteúdo, você saberá quanto tempo sobrará para aprofundar determinado assunto antes da data dos exames.
4] Estabeleça horários fixos
Esta provavelmente seja a maior “pedra no sapato” dos estudantes do ensino à distância. Isso porque quando temos flexibilidade, facilmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos. Chamamos tal ato de procrastinação e você não deve fazê-lo, afinal, o seu rigor e empenho certamente trarão bons frutos no futuro!
5] Tenha um local apropriado para estudos
Contar com um local apropriado para estudar impacta diretamente no seu desempenho e produtividade. Pode até parecer bobagem, mas esse é um ponto decisivo para a sua concentração, o que naturalmente resulta em um aprendizado mais eficaz. Procure um lugar tranquilo, iluminado, que favoreça a sua postura corporal e que propicie o foco nos estudos.
6] Sempre esclareça suas dúvidas
Apesar do ensino ser à distância, é essencial tirar as dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgirem. Elas não podem ser o motivo para afetar a sua produtividade, nem atrapalhar o seu entendimento das disciplinas. Afinal, é a sua formação como pessoa e profissional que está em jogo. Busque sempre os recursos que a sua instituição de ensino oferece para os alunos, acesse os fóruns de discussão, envie e-mails e mensagens para os professores ou tutores do curso, converse com os seus colegas na plataforma, entre outros.
E você, como costuma se organizar para os estudos do ensino distância? Já pratica alguma destas dicas? Compartilhe conosco através dos comentários!