como escolher especialidade da OAB
Educação - 17/09/2021

Especialidade da OAB: Saiba como escolher a sua pós-graduação

Você já sabe em qual especialidade da OAB irá investir? Frequentemente estudantes, bacharéis de Direito e profissionais recém formados, precisam lidar com essa dúvida, bem como com a insegurança e o medo de optarem pela escolha errada. Afinal, é uma profissão que oferece inúmeras possibilidades. 

Ao finalizar a graduação há dois caminhos principais que podem ser seguidos: a advocacia   privada em escritórios ou  empresas  e o serviço público. Entretanto, em qualquer das hipóteses,  é recomendado definir o foco de atuação entre as áreas do direito.

Dessa forma, o profissional pode optar tanto por áreas clássicas, como direito civil, trabalhista e penal, quanto por novos ramos, como, por exemplo,  o direito médico, esportivo e digital. 

E para auxiliar você nessa decisão importante e complexa para a sua carreira, criamos esse conteúdo. Acompanhe e veja alguns passos para fazer a escolha correta!

O que se deve pesquisar, analisar e ponderar antes de definir a área da especialidade da OAB

Especialidade da OAB o que se deve pesquisar analisar e ponderar antes de definir

O primeiro passo para tentar acertar na especialidade da OAB pode parecer óbvio, mas nem todas as pessoas acabam seguindo. É importante que a sua escolha não seja influenciada e motivada apenas pelo fator financeiro ou familiar, visto que é comum parentes que já exercem a profissão tentarem interferir na decisão por uma série de fatores distintos e peculiares.

Além disso, mesmo que os salários maiores sejam atraentes, lembre-se que se deixar levar apenas por este item pode fazer com que você acabe optando por uma especialidade da OAB que você não aprecie ou possua afinidade só pela possibilidade de vir a ter um bom retorno financeiro, e, caso isso não ocorra poderá se frustrar em sua trajetória profissional.

Um segundo passo é fazer uma auto-reflexão e responder para vc mesmo, se gosta de ler,  escrever, ou se  tem boa desenvoltura ao falar, requisitos importantes para o  bom operador do direito haja vista que estará constantemente lendo e interpretando textos e, porque não, dependendo de onde esteja trabalhando,  fazendo planilhas e apresentações, principalmente em empresas em que, inclusive, pode exigir  do advogado que  tenha algum conhecimento de contabilidade, na área  financeira e administrativa.  

Assim, antes de estabelecer qual será a sua especialidade da OAB, você deve se informar e avaliar os seguintes fatores:

Pesquise sobre cada especialidade da OAB

Que tal fazer uma pesquisa minuciosa acerca de  cada especialidade da OAB e colocar na balança todos os prós e os contras? Que tal conversar com profissionais que já estão atuando nas respectivas especialidades?   Essas atitudes não podem oferecer garantias de que a sua escolha será perfeita, mas, certamente, contribuirá de forma significativa para que você aumente a sua chance de acertar e ser mais feliz.

Isso porque, apesar dos longos semestres e o substancial conhecimento a respeito de cada área adquirido no decorrer do curso, a prática é indispensável e complementar da teoria apresentada pelos professores. Quer um exemplo?

Nem sempre o estudante que amava direito penal na faculdade será um advogado criminalista. É preciso avaliar se além do conteúdo você também está disposto a se submeter a jornadas estressantes e intensas que podem incluir visitas constantes a delegacias e presídios. São pesquisas que você precisa fazer e perguntas que deve responder a si mesmo.

Utilize sua experiência profissional como parâmetro 

Em muitos casos, o estudante, o bacharel ou o recém formado já deve ter tido alguma experiência profissional, e independente de ter sido positiva ou negativa, pode auxiliar na escolha da especialidade da OAB. Essa é uma ótima fonte de informações sobre diversos ramos e características que cada um possui, e em relação ao que você mais se identificou ou não. Desse modo, fica mais fácil decidir se vai dedicar o tempo para algo que já conhece ou um ramo novo.

Fique atento ao seu perfil e afinidades

Por mais clichê que seja, a frase “faça algo que você ama e nunca terá que trabalhar um dia na vida” é uma verdade. Fazer o que se gosta é o combustível para se manter diariamente motivado. Então, observe em quais matérias você se saiu melhor ao longo da faculdade e identifique os temas que mais lhe geram interesse.

Considere as áreas de maior destaque no mercado

Pode acontecer da sua área de interesse não estar em evidência no mercado atual, mas não desanime, para profissionais dedicados e competentes sempre haverá espaço. Contudo, se você ainda não sabe qual especialidade da OAB seguir, ou  considerar-se  eclético, considerar as áreas que mais crescem e geram oportunidades de emprego é muito importante, pois assim você escolherá um campo com maiores oportunidades de crescimento.

Converse com quem já trabalha na especialidade da OAB pretendida

Conversar com professores e colegas é uma ótima maneira de você conseguir referências e compreender um pouco mais sobre como é o cotidiano do profissional  que atua nessa especialidade. Além disso, esse é um excelente exercício de autoavaliação, pois você vai poder descobrir se seu perfil se adequa à área almejada ou não. 

Por fim, falamos  isso para qualquer profissional, não só o do direito, ter conhecimento de informática,  inclusive saber digitar com habilidade.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma para contribuir com este post?  Interaja conosco através dos comentários e conte se você já escolheu a sua especialidade da OAB e como!

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Cálculos Trabalhistas

Existem cotas para pessoas negras no mercado de trabalho?

Ler mais
Noticias

Entenda em qual caso a mulher que sofre violência doméstica pode ser afastada do trabalho

Em artigo, o advogado Marcelo Mascaro explica os direitos trabalhistas das mulheres vítima de violência doméstica e famili...

Ler mais
Noticias

A empresa é responsável por assalto sofrido por empregado no trajeto de casa para o trabalho?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

É possível fazer home ou ir com roupa mais a vontade para o trabalho em períodos muito quentes?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais