pessoa estudando para fazer faculdade de direito
Educação - 03/11/2021

Vale a pena fazer faculdade de Direito em 2021?

Se você está pesquisando sobre suas opções de carreira, para enriquecer a sua tomada de decisão, leia agora nosso artigo sobre as vantagens de ingressar numa faculdade de Direito.

Quais são as áreas do Direito?

Devido à sociedade está sempre em mudança e o Direito serví-la, às suas áreas estão em constante atualização. Mas podemos citar as mais antigas e predominantes para cunho de conhecimento introdutório.

O Direito Público envolve ramos do Estado numa relação legislativa diante de cada indivíduo da sociedade. Já o Privado, envolve ramos gerais voltados para as pessoas e as empresas.

Entre estas duas divisões, há áreas de atuação para os profissionais do Direito. Conheça algumas das principais áreas:

Direito Público: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Processual; Direito Penal; Direito Tributário; Direito Eleitoral, entre outros.

Direito Privado:Direito Civil; Direito Empresarial; Direito do Trabalho; Direito do Consumidor, entre outros.

O que o curso de Direito estuda?

Agora que você conheceu algumas das áreas do Direito, entenda melhor o que é estudado no curso.

O Direito é uma ciência social aplicada e faz parte da história da sociedade desde os primórdios civilizatórios. 

Para manter a segurança e a harmonia de uma sociedade, foi necessário a criação de leis e o investimento em estudos de interpretação, aplicação e julgamento dessas leis.

Em vez de se fazer justiça com as próprias mãos, surge assim o Direito para aplicar a norma a cada caso.

Por isso, o curso de Direito no Brasil tem uma grade curricular bem diversificada e estuda temas interdisciplinares que percorrem a política, filosofia, sociologia e economia, além de outras ciências sociais, permitindo não só o conhecimento das leis brasileiras, mas um aprofundamento de compreensões e reflexões sobre essas leis e os fenômenos jurídicos.

As dimensões dos direitos fundamentais são um dos primeiros conteúdos estudados para a compreensão da história e da concretização deste curso junto à sociedade e ao Estado.

Nas grades curriculares com matérias obrigatórias é possível encontrar o estudo do Direito Civil, do Direito Penal, matérias ligadas ao Direito das obrigações, contratos, empresarial, família, sucessões, processo civil e penal e a teoria geral dessas áreas.

Também é estudado o Direito Constitucional e Administrativo, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito do Consumidor e estágios e aulas laboratoriais.

Há, ainda, a possibilidade de aperfeiçoar seus estudos, buscando disciplinas extras, em outros departamentos. Estas se tornam matérias optativas para você. 

Qual é o mercado de trabalho para quem faz Direito?

No mercado de trabalho, o formado em Direito pode escolher realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e  seguir como advogado autônomo ou funcionário de empresas ou escritórios.

Pode também prestar orientação sobre questões jurídicas a empresas, como consultor. Ou investir em carreiras como a jurídica, a diplomática e a licenciatura.

Quantos anos dura uma faculdade de Direito?

A média necessária de conclusão de um curso em Direito é de 5 anos, correspondendo a 10 semestres de aulas.

Este prazo mínimo é exigido pelo Ministério da Educação.

Vale a pena fazer faculdade de Direito?

Como você viu até agora em nosso artigo, cursar a faculdade de Direito oferece amplas chances de atuação diante das diversas áreas do curso, podendo servir nos mais diferentes segmentos sociais. 

A faculdade de Direito pode ser vantajosa para atuação em profissões até distintas do próprio Direito, tendo em vista que o conteúdo programático é amplo e engloba questões interdisciplinares e exigidas em vários concursos públicos.

Além de que, conhecer seus direitos e saber como pleiteá-los é uma vantagem inquestionável em qualquer ramo de trabalho que você busca.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e leia também nossos artigos sobre Guia de Graduação, Ensino EAD e suas possibilidades no Ensino do Direito.

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Quais são as obrigações da empresa durante o período de aviso prévio do trabalhador?

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

Quais mudanças são prováveis na área trabalhista para 2024?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro destaca duas atividades que devem ter regulamentação trabalhista em 2024...

Ler mais
Noticias

Como o compliance trabalhista pode ajudar no combate ao assédio moral no trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica quais iniciativas uma empresa deve adotar para educar e proteger...

Ler mais
Noticias

A empresa também pode ser penalizada por justa causa?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica em qual situação o funcionário pode ence...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais