artigos - 26/09/2023

Gfip x Sefip x FGTS Digital:  entenda a importância de cada um.

Camila Cruz

Há diferenças entre o SEFIP e a GFIP.

O SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. É o aplicativo da Caixa Econômica Federal que permite aos empregadores e contribuintes consolidarem os dados cadastrais e financeiros da empresa e dos trabalhadores.

Na prática o SEFIP gera a guia de recolhimento do FGTS, chamada GRF, e permite gerar um arquivo para a utilização das informações do fundo.

Além disso, é um aplicativo que permite a qualquer empregador gerar a GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS – Guia de Recolhimento da Previdência Social.

A GFIP é a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, traz as informações destinadas ao FGTS e à Previdência Social.

Tanto no Sefip e GFIP o intuito central é otimizar de modo formal as informações referentes ao FGTS.

O objetivo principal é maior organização e transparência dos direitos e obrigações trabalhistas.

A GFIP contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações, que são geradas pela SEFIP. 

Frise-se que todas as empresas, sem exceções, estão obrigadas a entregar a GFIP. Nesses casos, quando não há o recolhimento de FGTS dos trabalhadores, a GFIP deve ser entregue em caráter declaratório da informação.

Dica: esteja atento às datas de pagamento do FGTS de sua empresa e lembre-se que decorrerá ainda a necessidade de emitir a GFIP, por meio do SEFIP.

Em 2024 teremos o FGTS Digital, a nova plataforma que gerenciará a arrecadação do FGTS, em substituição à SEFIP. O novo sistema utiliza as remunerações declaradas no eSocial, onde os débitos são individualizados desde a sua origem.

Com a chegada do FGTS Digital os empregadores poderão gerar guias rápidas e personalizadas. Além disso, será possível recolher várias competências e tipos de débitos em um único documento, reduzindo tempo e custos operacionais. A arrecadação do FGTS também passará a ser feita por meio de PIX.

A previsão é de que o FGTS Digital entre em funcionamento em janeiro de 2024. Para antecipar a adequação à nova plataforma, o acesso em fase de testes está disponível desde agosto de 2023.

É fundamental que os usuários testem as funcionalidades do FGTS Digital e ferramentas já disponibilizadas, em especial: a geração de guias e a simulação de pagamentos. As informações de vínculo e de remuneração que forem prestadas no ambiente do eSocial irão refletir no FGTS Digital. Para concluir o teste de recolhimento do FGTS, é preciso gerar guias e simular o pagamento. Com isso, o empregador conseguirá entender alguns procedimentos necessários para cumprir com sua obrigação de recolhimento do FGTS.

Lembre-se que, quanto mais usuários testarem o sistema e suas funcionalidades, maior será a possibilidade de se identificar oportunidades de melhorias no novo processo de recolhimento do FGTS e eventuais erros e falhas na parametrização dos atuais sistemas de folha e rubricas no eSocial.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais