artigos - 21/12/2023

O impacto do clima organizacional nas relações e negociações sindicais

Edno Martins

Vamos juntos neste trabalho falar um pouco sobre clima organizacional (ou engajamento se assim preferir) e sua real importância para o desenvolvimento válido e positivo das relações e negociações sindicais dentro das corporações.

Podemos inicialmente conceituar clima organizacional como sendo a percepção das pessoas colaboradoras de uma organização sobre os processos, políticas e práticas da empresa. O entendimento de como está o clima de sua empresa contribui significativamente para a retenção de talentos e para a redução do absenteísmo.

Mas em meu entendimento clima organizacional é bem mais que isso.

Prefiro então conceituar Clima Organizacional como sendo um conjunto de elementos mensuráveis do ambiente de trabalho, que quando percebidos pelos empregados no ambiente organizacional influenciam positiva ou negativamente a motivação, o comportamento, o comprometimento e a produtividade desses empregados.

Assim podemos de início concluir que o clima impacta de forma absoluta vários aspectos necessários e importantes para o desenvolvimento corporativo, como a motivação, o comportamento, o comprometimento e a produtividade dos colaboradores.

Mas não é apenas isso.

O engajamento dos colaboradores com os conceitos, cultura, missão e valores da empresa se presta ainda a viabilizar a condução válida e positiva das relações trabalhistas, sindicais bem coma a negociação sindical desenvolvida na corporação.

Costumo dizer então que quando o clima organizacional positivo valida o engajamento pleno dos colaboradores possibilita a atuação dos mesmos “como se donos fossem” do negócio em que trabalham.

Ora se podemos afirmar que ao se sentir comprometido e engajado com os conceitos da corporação, este colaborador poderá mais facilmente desenvolver uma sensação lógica de pertencimento ao negócio ao qual atue.

Por sua vez esta sensação de pertencimento e participação no negócio corporativo, facilita seu entendimento nas propostas e negociações levadas a efeito pela empresa quando se apresentem necessárias no desenvolvimento das relações e negociações sindicais.

Mas como podemos medir o clima organizacional nas empresas?

Existem diversas ferramentas válidas à medição da percepção dos colaboradores, vejamos:

  • Pesquisa de Clima
  • Sistema de Avaliação do Restaurante
  • Conversa (lanche-café) com o Presidente (Diretor)
  • Reuniões Cipa, Cinco minutos de segurança
  • Atendimentos ambulatório
  • Absenteísmo

A ferramenta mais utilizada para a medição válida do engajamento dos colaboradores é a pesquisa de clima organizacional, sendo está uma ferramenta utilizada pelas empresas para identificar o índice de satisfação dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, além de mapear os pontos positivos e negativos a partir da perspectiva dos funcionários.

Particularmente possuo algumas restrições a pesquisa de clima organizacional pois, em meu entendimento, se trata de uma “fotografia” de uma situação passada, e não se presta a medir de forma inédita e em tempo real a verdadeira satisfação e percepção dos colaboradores.

Prefiro uma ferramenta que se disponha a fazer está medição de forma atual, inédita e em tempo real, utilizando um projeto denominado por mim como DPC ou Diagnóstico Presencial de Clima.

O Diagnóstico Presencial de Percepção de Clima Organizacional é uma eficaz ferramenta estratégica de gestão de pessoas, que possibilita:

  • Medir o nível da satisfação comprometimento dos colaboradores em tempo real;
  • Identificar insatisfações e queixas latentes;
  • Qualificar a percepção frente às condições de trabalho;
  • Reconhecer os possíveis pontos de ruptura e tendência de comportamento;
  • Possibilitar a implantação do projeto SIMCO (Sistema Integrado de Monitoramento de Clima Organizacional);
  • Identificar líderes naturais positivos e negativos;
  • Redimensionar o foco de investimento em pessoas;
  • Criar canal direto de comunicação interpessoal sem ruídos ou interferências
  • Conduzir assuntos de interesse imediato da corporação
  • Medir a eficácia da comunicação entre a liderança e colaboradores
  • Identificar áreas críticas e vulneráveis a paralisações

É importante lembrar que o DPC – Diagnóstico Presencial de Percepção de Clima não conflita e tão pouco inviabiliza a pesquisa de clima organizacional quando existente, mas a complementa com efeitos e resultados muito satisfatórios atuais e inéditos.

O diferencial deste produto é que ao contrário da pesquisa de clima o DPC é uma ferramenta ativa onde se pode colher em tempo real não só insatisfações mas também sugestões adequadas de melhoria.

Mas vamos abordar este tema com maior profundidade em nosso próximo artigo.

O importante é que saibamos que um clima organizacional válido e positivo impacta de maneira direta nas relações humanas, sindicais e também no resultado das negociações sindicais. 

Boa sorte!

EDNO MARTINS

Advogado, especialista em relações e negociações sindicais

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais