Planejamento Estratégico
Sem categoria - 28/11/2022

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SINDICAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA RESULTADOS EFICAZES NAS RELAÇÕES E NEGOCIAÇÕES SINDICAIS

Por Marcelo Mascaro Nascimento e Edno Martins

Hoje, a maioria das grandes empresas possuem uma estratégia de negócio com objetivos claros e pontualmente definidos pela sua alta direção. É na verdade uma declaração de onde desejam chegar, bem como a direção que todos devem seguir para atingir estes objetivos. Contudo, é importante destacar que uma estratégia ou objetivo lançado vagamente ao ar, não permite que se consiga atingir os objetivos desejados.

Por esta razão, é de extrema importância que a empresa possua, além da estratégia, o Planejamento detalhado de como se pretende chegar ao objetivo anteriormente definido.

Assim, o Planejamento Estratégico, pode ser considerado como um documento formal que permite não só uma visão global e sistêmica de seus negócios e condições, mas também o “caminho” que precisam trilhar até conseguir seus objetivos, os riscos que serão enfrentados, bem como as oportunidades e ameaças que a empresa certamente enfrentará.

Sem o necessário planejamento estratégico seria como seguir ausente de qualquer orientação por uma floresta em busca de um ponto determinado. Certamente se perderá pelo caminho.

Quando fala-se em Relações Sindicais nada se apresenta de forma muito diferente. Assim, possuir claramente definidos os objetivos e metas da área de Relações Sindicais é o primeiro passo para chegar a sua plena eficácia.

Mas o que se vislumbra hoje é que a maioria dos setores de Relações Sindicais possuem apenas as metas ou objetivos definidos, sem qualquer plano formal que permita atingir de forma plena e positiva tais condições.

O Planejamento Estratégico Sindical  tem como objetivo o diagnóstico e reestruturação do setor de Relações Sindicais, com o estabelecimento de ferramentas especiais e novos projetos eficazes de performance, buscando maior ganho econômico e de clima organizacional, mitigação dos efeitos de possíveis paralisações por greve ou manifestações sindicais, bem como a tomada de decisões sobre qual padrão de comportamento a organização pretende seguir, tendo como lastro a implantação de sub projetos especiais.

Como sabemos, a área de Relações Sindicais se apresenta com uma importante interdependência de outros setores da própria empresa, tais como Recursos Humanos, área produtiva, Gestão de Riscos, segurança e serviços, Jurídico e a sua própria direção. Assim, o que acontece nestas outras área correlatas, reflete de maneira direta e impactante no setor de Relações Sindicas, afetando sua performance e resultados.

Então nos resta ter claramente a condição essencial de que a elaboração de um Planejamento Estratégico Sindical, propiciará um relacionamento com estas outras áreas e condições especiais dentro do universo corporativo, estabelecendo novas hierarquias e relacionamentos proveitosos.

Além do que, este mesmo e importante documento formal também permitirá que condições e projetos especiais sejam analisados, desenvolvidos e implantados de forma proveitosa, impactando positivamente o clima organizacional, comunicação corporativa, planos de contingência de greve, capacitação da liderança, entre outras.

Por final com o Planejamento Estratégico Sindical elucidará a real cultura da empresa, seu D.N.A corporativo, as métricas e indicadores de excelência, onde estamos e onde desejamos chegar, nossas forças e fraquezas, oportunidades e desvios, assim como os caminhos e recursos que necessitaremos. Pense seriamente no desenvolvimento válido de um projeto assim.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais