artigos - 01/11/2023

O projeto de identificação e gestão da liderança natural

Edno Martins

Em nosso último trabalho apresentado, discorremos sobre a importância e pertinência da Liderança da condução válida dos objetivos e eficácia das relações trabalhistas e negociações sindicais dentro de uma corporação.

Discorremos ainda sobre as espécies de liderança – Liderança Natural e Liderança Delegada – e como suas características próprias e diferenças de condução impactam os colaboradores e por consequência todo o clima organizacional de uma empresa.

Vimos ainda que o Líder Natural possui características de viés positivo ou negativo.

E aqui vale uma importante observação e esclarecimento quanto à utilização das palavras “positivo” e “negativo” mencionadas como características do líder natural, pois devem ser interpretadas exclusivamente dentro de um contexto do desenvolvimento, manutenção e incremento do clima organizacional corporativo.

Jamais se objetiva neste estudo, impor a estas palavras conotações de personalidade, importância, generosidade ou depreciação do líder. Assim, quando nos referimos ao líder natural “negativo”, não estamos querendo dizer que este colaborador se trata de uma pessoa negativa, maldosa ou então relapsa no desenvolvimento de seu trabalho. Isso também ocorre na interpretação da palavra “positivo” quando nos referimos ao outro extremo da liderança natural.

Feito estes esclarecimentos, observamos então que a liderança natural se trata de um estilo de liderança que surge espontaneamente e de constituição orgânica nos grupos ou equipes, independentemente de possuírem ou não uma figura dominante estabelecida de maneira formal.

O líder natural possui condições e características próprias, com uma mistura de atributos inatos e desenvolvidos durante o tempo e que tornam melhor sua atuação como líder de qualquer grupo em que se encontram espontaneamente.

Os colaboradores de uma instituição seguirão “naturalmente” o líder espontâneo, em seus caminhos, exemplos, ações e atitudes, muito mais do que poderiam seguir ao líder delegado, cuja autoridade consiste em condição obtida por designação ou delegação da empresa ou instituição que representa.

Mas então surgem algumas questões muito importantes a serem respondidas: Quem são os líderes naturais em minha empresa? Quais deles possuem viés positivo ou negativo? Quais as ações necessárias para que eu possa fazer uma gestão estratégica deste modelo de liderança objetivando a melhoria do clima organizacional interno?

Como resposta a estas perguntas, informamos que possuir um projeto formal que permita a identificação, classificação e gestão adequada e estratégica da liderança natural de sua empresa, é crucial para a contribuição do sucesso das relações trabalhistas e negociações sindicais, mesmo porque essa gestão se bem feita, permitirá o afloramento natural de aspectos positivos da liderança.

O Projeto de Identificação e Gestão Estratégica da Liderança Natural, é um plano estruturado e formal de identificação, classificação e gestão de liderança natural que deve ser conduzido com o apoio e interferência direta da liderança formal do primeiro nível hierárquico. Se entende como liderança formal do primeiro nível hierárquico o líder formal que está diretamente ligado aos trabalhadores operacionais.

Isto porque, somente os líderes do nível operacional serão capazes de identificar e classificar os líderes naturais e, posteriormente, aprovar um plano de ação válido e eficaz.

Este importante projeto de gestão, possui como escopo desenvolver e aplicar uma ferramenta eficaz na identificação de liderança natural entre os colaboradores, adotando ações que possam reter e alavancar os líderes naturais positivos e resgatar os negativos, para melhoria do clima organizacional, gestão e comprometimento.

Se deseja saber mais detalhes sobre este projeto, é só entrar em contato com a gente.

Boa sorte!

Edno Martins

Advogado Especialista em Relações Trabalhistas e Sindicais

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais