Direito do Trabalho - 11/09/2023

O que é a portabilidade do vale refeição?

Por Dr. Marcelo Mascaro

O vale refeição é um benefício não obrigatório por lei que a empresa pode oferecer a seus empregados mediante adesão ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Para tanto, o empregador contrata uma empresa operadora do vale. Após, essa empresa contratada recebe créditos pagos pelo empregador e os transfere para uma conta de titularidade do trabalhador, que poderá usar seu saldo nos estabelecimentos comerciais conveniados com ela.

A portabilidade é a possibilidade de o trabalhador transferir o saldo que possui na empresa operadora contratada por seu empregador para outra de sua escolha. Assim, ele não precisa manter o vínculo com aquela contratada pela empresa em que trabalha, podendo escolher a operadora que mais lhe agrada.

Ela foi, primeiramente, criada em setembro de 2022 pela Lei nº 14.442, mas necessitava de regulamentação, que deveria ser feita até primeiro de maio de 2023. Posteriormente esse prazo foi prorrogado para primeiro de maio de 2024 e recentemente o Decreto do governo federal nº 11.678, de 30 de agosto de 2023, criou diversas regras para a portabilidade.

Com as novas regras ficou estabelecido que a portabilidade ocorre de forma gratuita por solicitação do trabalhador e é proibida qualquer cobrança pela execução do serviço. Basta o empregado informar à empresa que possui seus créditos, por impresso ou meio eletrônico, os dados da conta de pagamento para a qual os recursos serão transferidos.

Além disso, a portabilidade pode ser cancelada, a qualquer momento, por solicitação do trabalhador. Nesse caso, o cancelamento ocorrerá no mês seguinte à solicitação, se ela tiver sido realizada com antecedência mínima de cinco dias úteis da data dos créditos dos valores e no segundo mês após a solicitação, nas demais hipóteses.

Apesar das regras, porém, não há prazo certo para as empresas disponibilizarem a portabilidade e ainda devem ser editadas normas complementares para operacionalizá-la.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais