Noticias - 15/07/2021

Portal reúne informações e reportagens sobre Programa Trabalho Seguro

Portal reúne informações e reportagens sobre Programa Trabalho Seguro

Está no ar, a partir de hoje (28), Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, o novo portal do Programa Trabalho Seguro, lançado pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Aberto a todos, o portal tem notícias, atividades e eventos da Justiça do Trabalho e entidades parceiras do Programa, além de informações sobre atuação, campanhas, biblioteca, legislação, estatísticas e dicas sobre saúde e segurança do trabalho.
 
Reportagens especiais
 
Um dos destaques do portal é uma série de reportagens especiais em memória às vítimas de acidente trabalho. Serão contadas histórias de trabalhadores de diversos estados brasileiros que perderam a vida ou adquiriam necessidades especiais após se acidentarem em serviço.
 
A dor dos familiares e a busca por Justiça serão relatadas nas reportagens produzidas pelas assessorias de Comunicação Social de Tribunais Regionais do Trabalho e editadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. “O objetivo da iniciativa é ir além das questões judiciais”, afirma o juiz do trabalho Marcos Fava, um dos gestores nacionais do Programa.       “Queremos mostrar o estrago que descuidos no ambiente de trabalho podem causar em famílias que dependiam daquele trabalhador”.
 
A primeira reportagem, produzida pelo TRT da 1ª Região (RJ), conta a história de Adolfo, jovem trabalhador que perdeu a vida em seu primeiro emprego. A família processa a empresa de limpeza e o laboratório onde ele prestava serviços, por não terem disponibilizado equipamentos de proteção individual (EPI).
 
“O relato dos acidentes também terá um caráter pedagógico”, explica Fava. “As condenações impostas aos empregadores, citadas nas reportagens, elencam uma série de requisitos que devem ser seguidos pelas empresas. Ao destacarmos esses aspectos, queremos reforçar a prevenção como forma de evitar acidentes”, conclui.
 
Programa Nacional
 
O Programa Trabalho Seguro integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e é uma iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. O objetivo é formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
 
Já foram realizados dois atos públicos pelo Trabalho Seguro, o primeiro nas obras do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o outro no Arena das Dunas, em Natal (RN). Os eventos contaram com a participação dos trabalhadores, autoridades e de atletas como Ronaldo Fenômeno e Bebeto, representantes do Comitê Local da FIFA da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
 
Dia mundial
 
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho.  No Brasil, a Lei nº 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril seja celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
 
(Augusto Fontenele, Marta Crisóstomo e Patrícia Resende)
 
Notícia publicada pelo Tribunal Superior do Trabalho em 28/04/2012.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais