o que voce precisa saber sobre a pos-graduacao em Direito
Educação - 10/11/2021

Pós-Graduação em Direito: 5 dúvidas comuns aos profissionais que procuram uma especialização

Se você é da área do Direito e decidiu fazer uma pós-graduação, já deve ter descoberto que há diversas opções de especialização. Por isso, decidimos responder as perguntas mais frequentes sobre este assunto em nosso blog. Confira.

O que é uma pós-graduação?

Como o nome já diz, uma pós-graduação é um curso direcionado a estudantes que já conquistaram um diploma do ensino superior. 

Estes cursos são divididos em duas categorias chamadas lato sensu e stricto sensu.

De modo geral, a categoria lato sensu tem durabilidade de no mínimo 360 horas de aula e contempla um certificado de especialização.

Ela é recomendada para profissionais que buscam se aperfeiçoar em sua área de atuação. 

Já o stricto sensu, tem durabilidade de 2 a 4 anos e o estudante recebe um diploma com título, que é o caso de um mestrado e doutorado.

Esta categoria tem direcionamento para profissionais que buscam investir em carreiras acadêmicas.

Por que fazer uma especialização?

Como vimos acima, após a conclusão de uma graduação, uma opção para quem busca absorver e aprofundar determinados conteúdos de formação é o caminho da especialização.

Esta opção também agrega maior valor à carreira e, consequentemente, remunerações mais altas.

Com o aumento da concorrência, ter uma especialização se torna um diferencial para o profissional que almeja obter destaque no ramo do Direito e, ainda, o mantém atualizado.

Que tal agora entender melhor como funciona uma especialização em Direito e quais são as melhores modalidades de uma pós? Continue sua leitura!

Como funciona uma especialização?

Cada instituição de Ensino apresenta um modelo de ingresso para a entrada em seus cursos de especialização.

Mas há 3 etapas comuns identificadas nesse processo: A seleção, entrevista e prova.

A seleção é a primeira e acontece durante uma análise do perfil dos interessados em ingressar na especialização.

Será preciso atender requisitos previamente apresentados pela instituição, como ter uma graduação completa e o conhecimento em áreas específicas.

Logo em seguida, a universidade entrevista o candidato e faz uma análise curricular, para conhecer a formação, experiência profissional e extensões feitas.

Por último, o candidato é submetido a uma prova para testar os conhecimentos mais profundos sobre temas a serem estudados.

Quanto tempo dura uma especialização em Direito?

Em geral, o tempo para a conclusão de uma especialização pode variar de seis meses a um ano, a depender do regimento da instituição de ensino escolhida.

Quem faz Direito pode se especializar em quê?

Como o curso de Direito abraça diversos temas sociais, é possível realizar especialização sobre assuntos contemplados tanto na graduação quanto sobre temáticas transversais à área.

Das especializações mais populares do Direito estão:

O Direito Digital é novidade e já é popular também, acompanhando os avanços da tecnologia.

O mundo está cada vez mais digital após a chegada da Pandemia de Covid-19 e dos avanços nas Ciências Tecnológicas, permitindo estudos sobre crimes e invasão de privacidade de caráter digital.

O Direito do Trabalho é uma área em constante mudança. A cada dia, novas formas de se trabalhar surgem e outras tantas que já existiam somem.

Há muitos estudiosos concentrados nas inconstâncias do mundo do trabalho e da seguridade social no Brasil.

Os estudos no Direito Civil e Processo Civil visam dar continuidade em pesquisas sobre a regularidade dos códigos de direitos e deveres em âmbito privado.

O foco das especializações em Direito Penal e Processo Penal geralmente se concentra em estudar sobre a promoção da cidadania e da garantia de direitos e democracia.

Desde questões jurídicas às de atendimento ao público,o Direito Administrativo e Gestão de Pessoas oferece especializações para quem quer atuar com o setor administrativo e assumir cargos de Gestão Pública.

Direito de Família e Sucessões apresenta especializações dedicadas à evolução dos conceitos de família e dos seus deveres e direitos na sociedade.

Consciência coletiva e sustentabilidade são duas palavras que hoje em dia predominam nas especializações de Direito ambiental e urbanístico. Com foco em atender ao crescimento urbano de modo sustentável para o meio ambiente, esta é uma área que cresce cada vez mais.

No Direito da Criança e do Adolescente, as temáticas podem caminhar numa pluralidade de estudos. Na atualidade, podemos identificar pesquisas voltadas para a juventude, a adoção e os menores infratores são as mais presentes.

O Direito Agrário e do Agronegócio atende ao principal setor econômico do país. Por isso, demanda um olhar mais atento às legislações e possíveis rupturas para um avanço social.

Momento dica Mascaro

E para finalizar, nossa última dica é: Não esqueça de conferir se a pós que você escolheu é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Ficou com alguma dúvida ainda? Acompanhe nosso blog e encontre novos artigos sobre as novidades do mundo do Direito.

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais