
Pós-Graduação em Direito: 5 dúvidas comuns aos profissionais que procuram uma especialização
Se você é da área do Direito e decidiu fazer uma pós-graduação, já deve ter descoberto que há diversas opções de especialização. Por isso, decidimos responder as perguntas mais frequentes sobre este assunto em nosso blog. Confira.
O que é uma pós-graduação?
Como o nome já diz, uma pós-graduação é um curso direcionado a estudantes que já conquistaram um diploma do ensino superior.
Estes cursos são divididos em duas categorias chamadas lato sensu e stricto sensu.
De modo geral, a categoria lato sensu tem durabilidade de no mínimo 360 horas de aula e contempla um certificado de especialização.
Ela é recomendada para profissionais que buscam se aperfeiçoar em sua área de atuação.
Já o stricto sensu, tem durabilidade de 2 a 4 anos e o estudante recebe um diploma com título, que é o caso de um mestrado e doutorado.
Esta categoria tem direcionamento para profissionais que buscam investir em carreiras acadêmicas.
Por que fazer uma especialização?
Como vimos acima, após a conclusão de uma graduação, uma opção para quem busca absorver e aprofundar determinados conteúdos de formação é o caminho da especialização.
Esta opção também agrega maior valor à carreira e, consequentemente, remunerações mais altas.
Com o aumento da concorrência, ter uma especialização se torna um diferencial para o profissional que almeja obter destaque no ramo do Direito e, ainda, o mantém atualizado.
Que tal agora entender melhor como funciona uma especialização em Direito e quais são as melhores modalidades de uma pós? Continue sua leitura!
Como funciona uma especialização?
Cada instituição de Ensino apresenta um modelo de ingresso para a entrada em seus cursos de especialização.
Mas há 3 etapas comuns identificadas nesse processo: A seleção, entrevista e prova.
A seleção é a primeira e acontece durante uma análise do perfil dos interessados em ingressar na especialização.
Será preciso atender requisitos previamente apresentados pela instituição, como ter uma graduação completa e o conhecimento em áreas específicas.
Logo em seguida, a universidade entrevista o candidato e faz uma análise curricular, para conhecer a formação, experiência profissional e extensões feitas.
Por último, o candidato é submetido a uma prova para testar os conhecimentos mais profundos sobre temas a serem estudados.
Quanto tempo dura uma especialização em Direito?
Em geral, o tempo para a conclusão de uma especialização pode variar de seis meses a um ano, a depender do regimento da instituição de ensino escolhida.
Quem faz Direito pode se especializar em quê?
Como o curso de Direito abraça diversos temas sociais, é possível realizar especialização sobre assuntos contemplados tanto na graduação quanto sobre temáticas transversais à área.
Das especializações mais populares do Direito estão:
O Direito Digital é novidade e já é popular também, acompanhando os avanços da tecnologia.
O mundo está cada vez mais digital após a chegada da Pandemia de Covid-19 e dos avanços nas Ciências Tecnológicas, permitindo estudos sobre crimes e invasão de privacidade de caráter digital.
O Direito do Trabalho é uma área em constante mudança. A cada dia, novas formas de se trabalhar surgem e outras tantas que já existiam somem.
Há muitos estudiosos concentrados nas inconstâncias do mundo do trabalho e da seguridade social no Brasil.
Os estudos no Direito Civil e Processo Civil visam dar continuidade em pesquisas sobre a regularidade dos códigos de direitos e deveres em âmbito privado.
O foco das especializações em Direito Penal e Processo Penal geralmente se concentra em estudar sobre a promoção da cidadania e da garantia de direitos e democracia.
Desde questões jurídicas às de atendimento ao público,o Direito Administrativo e Gestão de Pessoas oferece especializações para quem quer atuar com o setor administrativo e assumir cargos de Gestão Pública.
Direito de Família e Sucessões apresenta especializações dedicadas à evolução dos conceitos de família e dos seus deveres e direitos na sociedade.
Consciência coletiva e sustentabilidade são duas palavras que hoje em dia predominam nas especializações de Direito ambiental e urbanístico. Com foco em atender ao crescimento urbano de modo sustentável para o meio ambiente, esta é uma área que cresce cada vez mais.
No Direito da Criança e do Adolescente, as temáticas podem caminhar numa pluralidade de estudos. Na atualidade, podemos identificar pesquisas voltadas para a juventude, a adoção e os menores infratores são as mais presentes.
O Direito Agrário e do Agronegócio atende ao principal setor econômico do país. Por isso, demanda um olhar mais atento às legislações e possíveis rupturas para um avanço social.
Momento dica Mascaro
E para finalizar, nossa última dica é: Não esqueça de conferir se a pós que você escolheu é reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Ficou com alguma dúvida ainda? Acompanhe nosso blog e encontre novos artigos sobre as novidades do mundo do Direito.