Noticias - 15/07/2021

Prevenção é aposta do Mascaro Nascimento: matéria do jornal DCI

Prevenção é aposta do Mascaro Nascimento: matéria do jornal DCI

São Paulo – Agir preventivamente. Só assim as empresas poderão evitar maiores problemas na área trabalhista. Esta é a visão do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
Agir preventivamente. Só assim as empresas poderão evitar maiores problemas na área trabalhista. Esta é a visão do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista , que vem reforçando a área de consultoria como forma de expandir sua atuação para além do contencioso.
Na opinião do sócio, Marcelo Costa Mascaro Nascimento, não deve ocorrer, pelo menos nos próximos anos, nenhuma grande reforma trabalhista, como deveria ser feita. “O Brasil perdeu o bonde da história para fazer uma grande mudança, quando o Lula tomou posse e tinha força política na época. Agora só serão feitas mudanças pontuais para regular as questões”, explica.
Segundo Nascimento, os acordos coletivos e súmulas têm ajudado a modernizar um pouco as regras trabalhistas. “Mesmo assim, muita empresa ainda prefere pecar e depois discutir na justiça”, acrescenta. O número de problemas ainda é maior entre os pequenos e o médios empresários, justamente aqueles que podem ser mais prejudicado por uma grande ação trabalhista ou tributária.
“Um grande processo nestas duas frentes pode quebrar uma empresa de menor porte. Por isso, é tão importante prevenir do que remediar”, diz. Segundo Nascimento, no Brasil ainda falta o hábito de fazer as contas sobre o que se paga hoje e o que se vai pagar lá na frente num litígio. “Na ponta do lápis, é mais barato investir em preventivo do que em contencioso, onde a resolução do problema foge da mão da empresa e vai parar na da justiça”, afirma o especialista.
Segundo Nascimento, além dos problemas trabalhistas em si, hoje as empresas ainda enfrentam a questão de dano moral, que sempre é incluída nos processos, o que pode onerar sobremaneira as indenizações a serem pagas.
“Há uma melhora geral na forma da justiça analisar os casos, especialmente com cargos mais altos”, afirma.
Para ajudar as empresas e ampliando a área de consultivo, o escritório criou, em 2009, uma área de assessoria para as áreas de recursos humanos (RH) dos clientes. O objetivo é trabalhar justamente onde começam os principais.
A adoção de novas tecnologias tem ajudado bastante na aceleração tanto do número de processos como também vem ajudando a diminuir a morosidade da justiça. De um lado cria problemas para a empresas, com adoção de novas tecnologias (smartphones etc) que podem implicar em pagamentos de horas extras. “Do outro, dentro dos tribunais, acelera o julgamento dos processos.”
Gestão de risco
Recentemente, o Mascaro Nascimento também criou uma prática de Gestão de Riscos e Compliance para situações de não cumprimento de leis e regulamentos, a fim de evitar problemas com ajuda da gestão estruturada de riscos.
O novo serviço está sob a responsabilidade de Emerson Siécola, advogado especializado no assunto, com mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, nas áreas de controles internos e compliance em instituições como Itaú, Unibanco e Anbima. Siécola, que desde 2001 também participa como palestrante em workshops, seminários e treinamentos sobre temas como prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, diretrizes de conduta ética, segurança da informação e questões socioambientais, atuará como parceiro do Mascaro Nascimento. “Gerenciar riscos de maneira eficiente tornou-se uma questão de sobrevivência dos negócios nos dias atuais. A gestão de riscos e compliance são fundamentais para a sustentação e manutenção dos pilares de governança corporativa de qualquer segmento empresarial”, destaca Nascimento.

Fonte: http://www.dci.com.br/legislacao/prevencao-e-aposta-do-mascaro–nascimento–id324366.html


Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais