imagem com duas pessoas conversando, vestindo mascaras devido a pandemia, para ilustrar conteudo sobre recrutamento e selecao a distancia
Gestão de Pessoas - 13/08/2021

Recrutamento e Seleção a distância: solução na pandemia e para o futuro

Gestão de pessoas recrutamento está evoluindo para o meio digital e a tendência é que a automatização não retroaja

Muitas empresas foram se dando conta, já há algum tempo, que o trabalho de recrutamento e seleção (R&S) a distância amparado pela automatização com Inteligência Artificial, embora ainda com algumas desvantagens, dá bem mais agilidade ao processo, economiza tempo e reduz custos. 

Com a chegada da pandemia global, em 2020, não houve Departamento de Recursos Humanos (DRH) que não tenha se rendido a algumas das tantas facilidades oferecidas pela tecnologia. E os especialistas garantem que esse cenário chegou para ficar, é irreversível. 

A transformação digital das empresas, que já vinha em andamento, foi acelerada na pandemia, porque as soluções de Inteligência Artificial se impõem no dia-a-dia e as ferramentas de R&S virtual vão se aperfeiçoando para resolver, cada vez com mais eficiência, as desvantagens de não haver o contato presencial nesse processo. O ganho de tempo é essencial no fator competitividade e tem influência decisiva no aceso aos melhores talentos, o que reforça a tendência.

Gestão de recursos humanos recrutamento virtual

imagem de uma mulher em frente a um computador falando ao telefone para ilustrar conteudo sobre recrutamento e selecao a distancia

Anunciar, entrevistar e contratar em home office, sem sair de casa, essa é a nova realidade. DRH e candidato(s) em contato virtual, com flexibilidade de horários, sem despesas nem problemas de deslocamento. Muda a preparação de quem contrata e alguns critérios de seleção, mas diversos pontos de observação são mantidos. Os candidatos têm se adaptado mais ligeiro a isso, principalmente os jovens, e para as empresas estão sendo oferecidos cursos de R&S remoto.

O anúncio sai da grande mídia – jornais, rádios e TVs -, onde era dirigido a um universo bem maior. Vai para o meio digital – portais e sites -, com foco direto no público-alvo. O alcance de candidatos é maior e mais eficiente na busca do perfil desejado. E o custo desse anúncio fica significativamente menor. 

Outra mídia que cresce é a de feiras de recrutamento virtual, onde é possível não só anunciar as vagas para quem está procurando-as, mas também induzir o acesso, a visitação e a pesquisa de candidatos ao site da empresa em R&S.

Atrair e reter os melhores talentos 

As respostas/inscrições ao R&S podem ser recolhidas automaticamente, filtradas segundo critérios pré-definidos e apresentadas ao DRH conforme o desejado, sem papéis e guardadas com segurança até o final do processo. Outra vantagem é que será simples reforçar a imagem da empresa dando um feedback melhor aos candidatos não escolhidos e se terá formado um Banco de Talentos a ser usado no futuro.

A entrevista online, em tempo real, feita de qualquer das plataformas que se tornaram comuns e familiares nessa época de isolamento social no home office, pode ser antecedida por uma fase de testes de habilidades específicas e análise de perfil. Uma câmera será suficiente para fiscalizar a postura e comportamento do candidato, podendo ser usada ao vivo ou gravando para verificação posterior.

​​​A contratação do candidato escolhido trará a certeza de um profissional que, além de outras habilidades requisitadas e testadas, terá postura, comunicação verbal e não verbal para trabalhar à distância, frente à tela de um computador, a vontade no novo contexto que fatalmente comporá, de alguma forma, o ambiente profissional das empresas em um futuro muito próximo. 

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais