imagem com duas pessoas conversando, vestindo mascaras devido a pandemia, para ilustrar conteudo sobre recrutamento e selecao a distancia
Gestão de Pessoas - 13/08/2021

Recrutamento e Seleção a distância: solução na pandemia e para o futuro

Gestão de pessoas recrutamento está evoluindo para o meio digital e a tendência é que a automatização não retroaja

Muitas empresas foram se dando conta, já há algum tempo, que o trabalho de recrutamento e seleção (R&S) a distância amparado pela automatização com Inteligência Artificial, embora ainda com algumas desvantagens, dá bem mais agilidade ao processo, economiza tempo e reduz custos. 

Com a chegada da pandemia global, em 2020, não houve Departamento de Recursos Humanos (DRH) que não tenha se rendido a algumas das tantas facilidades oferecidas pela tecnologia. E os especialistas garantem que esse cenário chegou para ficar, é irreversível. 

A transformação digital das empresas, que já vinha em andamento, foi acelerada na pandemia, porque as soluções de Inteligência Artificial se impõem no dia-a-dia e as ferramentas de R&S virtual vão se aperfeiçoando para resolver, cada vez com mais eficiência, as desvantagens de não haver o contato presencial nesse processo. O ganho de tempo é essencial no fator competitividade e tem influência decisiva no aceso aos melhores talentos, o que reforça a tendência.

Gestão de recursos humanos recrutamento virtual

imagem de uma mulher em frente a um computador falando ao telefone para ilustrar conteudo sobre recrutamento e selecao a distancia

Anunciar, entrevistar e contratar em home office, sem sair de casa, essa é a nova realidade. DRH e candidato(s) em contato virtual, com flexibilidade de horários, sem despesas nem problemas de deslocamento. Muda a preparação de quem contrata e alguns critérios de seleção, mas diversos pontos de observação são mantidos. Os candidatos têm se adaptado mais ligeiro a isso, principalmente os jovens, e para as empresas estão sendo oferecidos cursos de R&S remoto.

O anúncio sai da grande mídia – jornais, rádios e TVs -, onde era dirigido a um universo bem maior. Vai para o meio digital – portais e sites -, com foco direto no público-alvo. O alcance de candidatos é maior e mais eficiente na busca do perfil desejado. E o custo desse anúncio fica significativamente menor. 

Outra mídia que cresce é a de feiras de recrutamento virtual, onde é possível não só anunciar as vagas para quem está procurando-as, mas também induzir o acesso, a visitação e a pesquisa de candidatos ao site da empresa em R&S.

Atrair e reter os melhores talentos 

As respostas/inscrições ao R&S podem ser recolhidas automaticamente, filtradas segundo critérios pré-definidos e apresentadas ao DRH conforme o desejado, sem papéis e guardadas com segurança até o final do processo. Outra vantagem é que será simples reforçar a imagem da empresa dando um feedback melhor aos candidatos não escolhidos e se terá formado um Banco de Talentos a ser usado no futuro.

A entrevista online, em tempo real, feita de qualquer das plataformas que se tornaram comuns e familiares nessa época de isolamento social no home office, pode ser antecedida por uma fase de testes de habilidades específicas e análise de perfil. Uma câmera será suficiente para fiscalizar a postura e comportamento do candidato, podendo ser usada ao vivo ou gravando para verificação posterior.

​​​A contratação do candidato escolhido trará a certeza de um profissional que, além de outras habilidades requisitadas e testadas, terá postura, comunicação verbal e não verbal para trabalhar à distância, frente à tela de um computador, a vontade no novo contexto que fatalmente comporá, de alguma forma, o ambiente profissional das empresas em um futuro muito próximo. 

Compartilhe

Mascaro Nascimento Advogados

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Pessoas de terno fazendo cumprimento com o cotovelo
Noticias

Empregados podem negar o retorno ao trabalho presencial?

Os funcionários que estavam em

Ler mais
Pessoa segurando uma taça de vinho, representando a profissão de sommelier
Legislação

Novas profissões: MTP reconhece 22 atividades na Classificação Brasileira de Ocupações

No início de 2022, o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) reconheceu  22 novas atividades na CBO (Classificação...

Ler mais
Pessoa contando um bolo de dinheiro
Noticias

Pis/Pasep 2022: será que você tem direito a receber o abono?

Os servidores públicos ou da iniciativa privada, com renda de até 2 salários mínimos mensais, têm o

Ler mais
Noticias

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Gestante demitida no contrato de experiência não obtém reintegração

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

homem falando no radio ao trabalhar de vigia
Mascaro na Exame - 11/05/22

Vigia que trabalha desarmado tem direito ao adicional de periculosidade?

Ler mais
fachada da caixa economica federal onde as pessoas recebem o pis
Mascaro na Exame - 29/04/22

O que é PIS/PASEP e como recebê-lo?

Ler mais
empregado se sente reprimido pelo padrao estetico da empresa
Mascaro na Exame - 20/04/22

A empresa pode exigir certo padrão estético do empregado?

Ler mais
o que sao danos morais coletivos
Mascaro na Exame - 07/02/22

O que são danos morais coletivos? Advogado explica

Ler mais