artigos - 14/07/2021

Reflexes sobre a Reforma Trabalhista (26): Controle de jornada em teletrabalho

Como regra geral, todos os empregados estão sujeitos ao limite de jornada de oito horas diárias e 44 semanais, ressalvadas as hipóteses autorizadas de prorrogação de horário, compensação de jornada e banco de horas.
 
Apesar disso, a CLT prevê algumas hipóteses nas quais o empregado não está sujeito ao controle de jornada. Nesse sentido, a legislação exclui desse controle os trabalhadores que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário e os gerentes, diretores e chefes de departamento ou filial.
 
Mudança na legislação
 
A reforma trabalhista, por sua vez, acrescentou uma terceira hipótese de exclusão. Agora, conforme o artigo 62, III, da CLT, há previsão expressa de que também o empregado em regime de teletrabalho não está sujeito ao controle de jornada e aos limites impostos pela lei.
 
Apesar disso, recomenda-se cautela ao empregador. Anteriormente à nova lei, a jurisprudência majoritária vinha entendendo que o teletrabalhador somente não estava sujeito ao controle de jornada se, de fato, nenhuma fiscalização era realizada e se esta fosse impossível tecnicamente.

Questão polêmica
 
Dessa forma, embora haja, em princípio, a exclusão do controle ao teletrabalhador, se na prática o empregador exercer alguma forma de fiscalização de seu horário de trabalho, por exemplo, mediante controle de acesso ao sistema da empresa ou qualquer outro meio, existe a possibilidade de interpretação no sentido de que, nessa hipótese, se aplicam os limites de horário e, caso ultrapassados, seria devido o pagamento de hora extras.
 
A questão, contudo, ainda não está definida pela jurisprudência, havendo interpretações tanto no sentido mencionado, como no de que as horas extras não seriam devidas em nenhuma hipótese.


Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Cálculos Trabalhistas

Existem cotas para pessoas negras no mercado de trabalho?

Ler mais
Noticias

Entenda em qual caso a mulher que sofre violência doméstica pode ser afastada do trabalho

Em artigo, o advogado Marcelo Mascaro explica os direitos trabalhistas das mulheres vítima de violência doméstica e famili...

Ler mais
Noticias

A empresa é responsável por assalto sofrido por empregado no trajeto de casa para o trabalho?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

É possível fazer home ou ir com roupa mais a vontade para o trabalho em períodos muito quentes?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais