artigos - 14/07/2021

Reflexes sobre a Reforma Trabalhista (30): Novas regras do teletrabalho

Embora o teletrabalho há tempos já seja uma realidade de muitos trabalhadores, apenas com a Lei 13.467/2017 ele passou a contar com regras próprias. Até então, aplicava-se ao teletrabalhador os mesmos dispositivos a que os trabalhadores presenciais estão sujeitos.
 
Nesse sentido, a reforma trabalhista acrescentou à CLT os artigos 75-A a 75-E, que regulam algumas das situações que envolvem o teletrabalho, sendo esse definido como “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.
 
Novas regras
 
A lei exige que a condição de teletrabalhador esteja expressamente prevista no contrato de trabalho. A alteração do regime presencial para o de teletrabalho só pode ser efetuada por mútuo acordo entre as partes e mediante aditivo contratual. Já a alteração do regime de teletrabalho para o presencial é possível se efetuar apenas por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias.
 
Além disso, há previsão de que a responsabilidade pela infraestrutura necessários para a realização do teletrabalho e o reembolso das despesas arcadas pelo empregado devem ser previstas em contrato escrito, sendo que esse reembolso não integra sua remuneração.
 
Saúde e segurança
 
Ainda, no tocante às normas de saúde e segurança do trabalho, a lei prevê a obrigação de o empregador instruir os empregados quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho, devendo o empregado assinar termo de responsabilidade em que se compromete a seguir essas instruções.
 
Por fim, embora tenha sido acrescido na CLT um capítulo específico dedicado ao teletrabalho, continuam a ser aplicados ao teletrabalho os demais dispositivos celetistas no que não forem incompatíveis com as novas regras.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Cálculos Trabalhistas

Existem cotas para pessoas negras no mercado de trabalho?

Ler mais
Noticias

Entenda em qual caso a mulher que sofre violência doméstica pode ser afastada do trabalho

Em artigo, o advogado Marcelo Mascaro explica os direitos trabalhistas das mulheres vítima de violência doméstica e famili...

Ler mais
Noticias

A empresa é responsável por assalto sofrido por empregado no trajeto de casa para o trabalho?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

É possível fazer home ou ir com roupa mais a vontade para o trabalho em períodos muito quentes?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais