artigos - 14/07/2021

Reflexes sobre a Reforma Trabalhista (6): Scio retirante

A inclusão do artigo 10-A à CLT deverá trazer maior segurança jurídica e previsibilidade quanto à responsabilidade do sócio retirante, em relação às dívidas trabalhistas. Antes da reforma, a CLT não possuía previsão específica sobre o assunto, restando à jurisprudência e doutrina estabelecer seus parâmetros.
 
Frequentemente, a jurisprudência trabalhista aplicava, nesses casos, o artigo 1003, parágrafo único, do Código Civil, pelo qual o sócio que se retira da sociedade é responsável solidário pelas obrigações que tinha como sócio. Assim, ele responderia pelas dívidas trabalhistas, contraídas à época em que figurou como sócio, até dois anos após sua retirada da sociedade.
 
Embora grande parte da jurisprudência seguisse esse entendimento, outra parcela dela aplicava interpretações alternativas. Por exemplo, a responsabilidade do sócio retirante, também por obrigações contraídas pela sociedade após sua retirada, pelo prazo de até dois anos.
 
Novo artigo
 
O artigo 10-A da CLT passa a prever, expressamente, que o sócio retirante responde pelas obrigações trabalhistas da sociedade, relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato.
 
Além disso, prevê que sua responsabilidade é subsidiária e não solidária. Nesse sentido, antes de seu patrimônio ser atingido, deve-se dar preferência aos bens da sociedade e dos sócios atuais, nesta ordem, conforme a própria redação do dispositivo. O sócio retirante somente responderá de forma solidária com os demais sócios se ficar comprovada fraude na alteração societária.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Cálculos Trabalhistas

Existem cotas para pessoas negras no mercado de trabalho?

Ler mais
Noticias

Entenda em qual caso a mulher que sofre violência doméstica pode ser afastada do trabalho

Em artigo, o advogado Marcelo Mascaro explica os direitos trabalhistas das mulheres vítima de violência doméstica e famili...

Ler mais
Noticias

A empresa é responsável por assalto sofrido por empregado no trajeto de casa para o trabalho?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

É possível fazer home ou ir com roupa mais a vontade para o trabalho em períodos muito quentes?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais