artigos - 14/07/2021

Reflexes sobre a Reforma Trabalhista (70): Contribuio sindical

 

A alteração dos arts. 545, 578, 579, 582, 583, 587 e 602 da CLT, pela reforma trabalhista, foi de grande impacto para os sindicatos. Com as novas regras, a contribuição sindical, antigo imposto sindical, deixou de ser obrigatória para todos os membros da categoria.

Fim da obrigatoriedade

Agora, ela é devida apenas àqueles filiados ao sindicato e aos trabalhadores que autorizarem seu desconto. Nesse sentido, a reforma trabalhista determinou que essa autorização deveria ser prévia  e expressa.

Posteriormente, em 1º de março de 2019, a MP 873 alterou os arts. 545, 578, 579 e 582 da CLT, e passou a especificar que a autorização para recolhimento da contribuição sindical, assim como de qualquer outra contribuição em favor do sindicato, está condicionada à autorização prévia, voluntária, individual e expressa, não podendo se dar mediante negociação coletiva.

Boleto bancário

Além disso, a MP 873 determinou, que depois de autorizada, a contribuição sindical será recolhida mediante boleto bancário ou equivalente eletrônico.

Por fim, observa-se que a MP 873 permanece em período de vigência e ainda não foi apreciada pelo Congresso, estando pendente de aprovação ou rejeição.

 



Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Gostaria de falar com nossos advogados?

Fale conosco WhatsApp

Assine nosso boletim semanal

Não perca nossos conteúdos de vista. Cadastre-se agora e receba nossa seleção de artigos e notícias, diretamente no seu e-mail.

Nome
Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade.(obrigatório)
Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade.