artigos - 07/02/2024

Relações sindicais e o seu necessário planejamento estratégico

Atualmente, a maioria das grandes empresas possuem uma estratégia de negócio com objetivos claros e pontualmente definidos pela sua alta direção. É, na verdade, uma declaração de onde desejam chegar, bem como a direção que todos devem seguir para atingir estes objetivos. Contudo, é importante destacar que uma estratégia ou objetivo lançado vagamente ao ar não permite, na grande maioria das vezes, que se consiga atingir os objetivos desejados.

Por esta razão, é de extrema importância que a empresa possua, além da estratégia, o Planejamento detalhado de como se pretende chegar até este objetivo anteriormente definido.

Assim, o Planejamento Estratégico deve ser considerado como um projeto formal que permite não só uma visão global e sistêmica de seus negócios e condições, mas também o “caminho” que precisam trilhar para atingir seus objetivos, os riscos que serão enfrentados, bem como as oportunidades e ameaças que a empresa certamente enfrentará. É um verdadeiro mapa direcional.

Sem um bom planejamento estratégico é como seguir sem qualquer orientação por uma floresta em busca de um determinado ponto. Certamente você se perderá pelo caminho.

Quando falamos em Relações Sindicais nada se apresenta de forma muito diferente. Assim, ter claramente definidos os objetivos e metas da área de Relações Sindicais é só o primeiro passo para chegar a sua plena eficácia de gestão e resultados.

Mas o que vislumbramos hoje é que a maioria dos setores de Relações Sindicais possuem apenas intenções e ou desejos/necessidades, sem qualquer plano formal que permita atingir de forma plena e positiva as condições desejadas.

O Planejamento Estratégico Sindical tem como objetivo o diagnóstico e reestruturação do setor, com o desenvolvimento e implantação de ferramentas especiais e novos projetos eficazes de performance, buscando um maior ganho econômico e de performance negocial, mitigando os efeitos de possíveis paralisações por greve ou manifestações sindicais, bem como a tomada de decisões sobre qual padrão de comportamento a organização pretende seguir, tendo como lastro a implantação de sub projetos especiais.

Como sabemos, a área de Relações Sindicais apresenta uma importante interdependência com outros setores da própria empresa, tais como RH, Área Produtiva, Gestão de Riscos, Segurança e Serviços, Jurídico e a sua própria direção.

Assim, o que acontece nestas outras áreas correlatas reflete, de maneira direta e impactante, no setor de Relações Sindicais, afetando sua performance e resultados.

Além do que, este mesmo e importante documento formal também irá permitir que condições e projetos especiais sejam também analisados, desenvolvidos e implantados de forma eficaz, impactando positivamente em clima organizacional, comunicação corporativa, planos de contingência de greve, capacitação da liderança, entre outras.

Por final, o Planejamento Estratégico Sindical irá permitir descobrir com clareza a real cultura da empresa, seu D.N.A corporativo, as ferramentas, indicadores e métricas de excelência, onde estamos e onde desejamos chegar, nossas forças e fraquezas, oportunidades e desvios, assim como os caminhos e recursos que necessitaremos.

Entre em contato para receber mais informações e materiais sobre este projeto.

Edno Martins

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Trabalhador trans tem direito a usar qual banheiro na empresa?

Advogado trabalhista explica o que a lei atual defende sobre a disponibilidade de sanitários de ac...

Ler mais
Noticias

Como combater o assédio moral no ambiente de trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica como atender a lei e manter um ambiente de trabalho seguro e sau...

Ler mais
Noticias

Igualdade salarial entre homens e mulheres: a empresa precisa comprovar? Como?

Advogado trabalhista explica como as companhias devem se posicionar para cumprir a lei e as possíveis penalidades, caso a ...

Ler mais
Noticias

A empresa pode fazer perguntas sobre signo e mapa astral em entrevista de emprego?

O advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica se uma empresa pode ou não checar o signo durante o processo se...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais