Jurisprudência - 14/07/2021

STF aprova nova smula vinculante sobre competncia da Justia do Trabalho

SÚMULA VINCULANTE 53

Sônia Mascaro Nascimento

A competência da Justiça do Trabalho prevista no art. 114, VIII, da Constituição Federal alcança a execução de ofício das contribuições previdenciárias relativas ao objeto da condenação constante das sentenças que proferir e acordos por ela homologados.

O conteúdo dessa recém aprovada súmula vinculante do STF segue o mesmo entendimento da Súmula nº 368 do TST.  Desde a EC nº 20/98, a Justiça do Trabalho passou a ter expressamente competência para executar de ofício as contribuições previdenciárias decorrentes das sentenças que proferir. Posteriormente, a EC nº 45/04 manteve essa previsão apenas deslocando sua redação do parágrafo terceiro para o inciso VIII do artigo 114 da Constituição Federal.

A ampliação dessa competência trouxe a discussão sobre o alcance da execução de ofício na Justiça do Trabalho, ou seja, se ela deve se dar somente em relação às contribuições devidas sobre as verbas presentes na sentença condenatória ou no acordo homologado ou se ela alcança, também, os valores não previstos expressamente na decisão mas que foram pagos durante o período da relação de emprego reconhecida judicialmente.

Em um primeiro momento, a jurisprudência do TST chegou a entender que a execução abrangia todo o período do contrato de trabalho reconhecido judicialmente. Assim, ela poderia recair, por exemplo, sobre as contribuições previdenciárias das verbas pagas ao empregado durante o período reconhecido mas que não foram objeto da ação trabalhista. Contudo, esse posicionamento foi revisto, sedimentando-se o entendimento segundo o qual somente poderão ser executadas na Justiça do Trabalho as contribuições previdenciárias decorrentes de verbas expressamente previstas nas sentenças condenatórias ou acordos homologados.

A súmula vinculante nº 53 consolida esse entendimento, sob o fundamento de que o fato gerador da contribuição previdenciária é o pagamento da remuneração e não o reconhecimento da relação de emprego. Exemplifiquemos. Se o empregado percebia seus salários normalmente, mas apenas teve o vínculo de emprego reconhecido judicialmente, após o ingresso de reclamação trabalhista, o fato gerador da contribuição previdenciária se deu no momento do recebimento da remuneração, que pode ter ocorrido até mesmo antes da ação, e não no momento do reconhecimento judicial da relação empregatícia.

Assim, para que seja autorizada a execução de ofício das contribuições previdenciárias na Justiça do Trabalho, o fato gerador dessas contribuições deve surgir da própria sentença trabalhista e não de fato externo a ela.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Cálculos Trabalhistas

Existem cotas para pessoas negras no mercado de trabalho?

Ler mais
Noticias

Entenda em qual caso a mulher que sofre violência doméstica pode ser afastada do trabalho

Em artigo, o advogado Marcelo Mascaro explica os direitos trabalhistas das mulheres vítima de violência doméstica e famili...

Ler mais
Noticias

A empresa é responsável por assalto sofrido por empregado no trajeto de casa para o trabalho?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

É possível fazer home ou ir com roupa mais a vontade para o trabalho em períodos muito quentes?

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista ...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais