Educação - 31/08/2023

Visão sobre as organizações atuais e colaboradores: gestão de conhecimento, novas habilidades na era de Transformação Digital

Por: Débora Bobra Arakaki

As revoluções digitais são formas impactantes de alteração estrutural de uma sociedade digital e suas instituições.

Assim sendo as alterações abruptas que influenciam na organização de uma comunidade evoluem a passos largos e se utiliza cada vez mais tecnologias de informação e tecnologias relacionadas à comunicação.

Mas, um dos maiores desafio é agregar valor, na forma de conhecimento, ao uso da informação perante as alterações digitais.

Desta forma, a transformação digital, induz na comunidade um impulso para novas formas de interação, colaboração e cooperação, surgindo mais saber, mais oportunidade de aprendizado digital e em última análise mais vantagem competitiva.

A inovação, sem sombra de dúvidas, lidera o processo de mudança, tendo como ferramenta a tecnologia. É o meio para incrementar os resultados, trazendo melhoria às organizações, diante do mundo cada vez mais conectado/globalizado.

Portanto, para além das estratégias comuns de digitalização e adoção do aparato da tecnologia de informação da organização, a tecnologia digital deve ser entendida como um processo de integração institucional, no qual todos os setores serão abarcados. É um processo transversal. Logo, não é apenas implementação e operacionalização dos avanços tecnológicos, mas também envolve o conhecimento na condução do resultado da Transformação Digital.

Com o uso de novas tecnologias, diferentes formas de gerar inovação e valores surgirão. Para tanto, é necessário que se organize uma base adequada para as novas operações, pois distintas habilidades serão requisitadas da organização, principalmente em relação aos seus trabalhadores.

Entre os desafios a serem superados estão a privacidade, segurança, gerenciamento das informações, compartilhamento dos dados, tratamento da tecnologia propriamente dita e o relacionamento da transformação digital com as habilidades dos indivíduos.

Ademais, com a utilização de uma tecnologia nova, as organizações necessitam de pessoas capacitadas, as quais transitam por diversas áreas do conhecimento, adaptáveis para o gerenciamento e o processamento de diversas informações, com aptidão para o desempenho de atividades diferentes.

É necessário portanto, criar-se uma relação entre conhecimento e valor, de forma que as organizações se adaptem de maneira adequada às futuras e constantes mudanças, mãos à obra!

Em última análise a passagem de um modelo tradicional para um modelo mais tecnológico/digital impõe diversos desafios, muitos deles ligados a preservação do conhecimento organizacional, e fato é que para aos colaboradores imersos na Transformação Digital serão demandadas novas habilidades, como a criatividade para resolução de problemas.

Compartilhe

Dr. Marcelo Mascaro

Advogado do Trabalho, CTO

Blog Mascaro

As tendências, oportunidades e novidades das áreas dos direitos do trabalho e cível, de gestão de pessoas e de cálculos trabalhistas e previdenciários

Noticias

Quais são as obrigações da empresa durante o período de aviso prévio do trabalhador?

Ler mais
Cálculos Trabalhistas

Quais mudanças são prováveis na área trabalhista para 2024?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro destaca duas atividades que devem ter regulamentação trabalhista em 2024...

Ler mais
Noticias

Como o compliance trabalhista pode ajudar no combate ao assédio moral no trabalho?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica quais iniciativas uma empresa deve adotar para educar e proteger...

Ler mais
Noticias

A empresa também pode ser penalizada por justa causa?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica em qual situação o funcionário pode ence...

Ler mais

Direto ao Ponto

por Dr. Marcelo Mascaro

Advogado com experiência e conhecimento, atuando na área há mais de 25 anos, Marcelo Costa Mascaro Nascimento mantém viva a tradição e a referência do nome Mascaro Nascimento.

- 21/09/23

O Trabalhador por aplicativo tem direitos?

Direto ao ponto - Marcelo Mascaro

Ler mais
- 16/08/23

Acordo coletivo prevalece sobre convenção coletiva?

Marcelo Mascaro Convenções e acordo coletivos têm como finalidade com...

Ler mais
- 25/05/23

A equiparação salarial entre empregados de diferentes empresas de grupo econômico

A equiparação salarial é uma decorrência lógica dos princípios da igualdade e da não discriminação. Ela está prevista no a...

Ler mais
Banheiro de local de trabalho
Mascaro na Exame - 29/07/22

A empresa pode restringir a ida ao banheiro de seus empregados?

Ler mais