
Visão sobre as organizações atuais e colaboradores: gestão de conhecimento, novas habilidades na era de Transformação Digital
Por: Débora Bobra Arakaki
As revoluções digitais são formas impactantes de alteração estrutural de uma sociedade digital e suas instituições.
Assim sendo as alterações abruptas que influenciam na organização de uma comunidade evoluem a passos largos e se utiliza cada vez mais tecnologias de informação e tecnologias relacionadas à comunicação.
Mas, um dos maiores desafio é agregar valor, na forma de conhecimento, ao uso da informação perante as alterações digitais.
Desta forma, a transformação digital, induz na comunidade um impulso para novas formas de interação, colaboração e cooperação, surgindo mais saber, mais oportunidade de aprendizado digital e em última análise mais vantagem competitiva.
A inovação, sem sombra de dúvidas, lidera o processo de mudança, tendo como ferramenta a tecnologia. É o meio para incrementar os resultados, trazendo melhoria às organizações, diante do mundo cada vez mais conectado/globalizado.
Portanto, para além das estratégias comuns de digitalização e adoção do aparato da tecnologia de informação da organização, a tecnologia digital deve ser entendida como um processo de integração institucional, no qual todos os setores serão abarcados. É um processo transversal. Logo, não é apenas implementação e operacionalização dos avanços tecnológicos, mas também envolve o conhecimento na condução do resultado da Transformação Digital.
Com o uso de novas tecnologias, diferentes formas de gerar inovação e valores surgirão. Para tanto, é necessário que se organize uma base adequada para as novas operações, pois distintas habilidades serão requisitadas da organização, principalmente em relação aos seus trabalhadores.
Entre os desafios a serem superados estão a privacidade, segurança, gerenciamento das informações, compartilhamento dos dados, tratamento da tecnologia propriamente dita e o relacionamento da transformação digital com as habilidades dos indivíduos.
Ademais, com a utilização de uma tecnologia nova, as organizações necessitam de pessoas capacitadas, as quais transitam por diversas áreas do conhecimento, adaptáveis para o gerenciamento e o processamento de diversas informações, com aptidão para o desempenho de atividades diferentes.
É necessário portanto, criar-se uma relação entre conhecimento e valor, de forma que as organizações se adaptem de maneira adequada às futuras e constantes mudanças, mãos à obra!
Em última análise a passagem de um modelo tradicional para um modelo mais tecnológico/digital impõe diversos desafios, muitos deles ligados a preservação do conhecimento organizacional, e fato é que para aos colaboradores imersos na Transformação Digital serão demandadas novas habilidades, como a criatividade para resolução de problemas.