Dr. Marcelo Mascaro Nascimento destaca os principais fatos tratados no Boletim 197.

Editorial
No editorial deste mês, os articulistas abordaram assuntos atuais e relevantes para o direito do trabalho e para a sociedade como um todo.

Assunto mais atual do que, flexibilização do direito do trabalho, talvez não tenha, e questiona-se se, esta flexibilização, tem o poder de gerar investimentos e novas contratações, se, ela, é capaz de diminuir os índices de desemprego ou é, apenas, ferramenta destinada a cortar custos. Alguns entendem a flexibilização indispensável, enquanto, outros, entendem-na precarizante.

Nesta esteira, o boletim trata do tema contrato flexível, que aparece a partir de 1970 e se afasta do padrão clássico do contrato de tempo integral e duração indeterminada, servindo para moldar relações profissionais diferenciadas decorrentes dos novos tipos de empregadores e empregados.

Trata-se também, do combate ao desemprego, efetivado, entre outras, pelo seguro desemprego coletivo, financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o seguro desemprego individual, também conhecido como, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), propondo a fusão de ambos, para aperfeiçoá-los e corrigir suas graves distorções.

O sempre e atual tema , liderança, voltou nesta edição dizendo-se que, nos tempos atuais, liderar é manter otimismo, é fornecer subsídios para que seus subordinados superem percalços sendo que, os colaboradores devem ser preparados para serem cobrados e o líder, deve ser preparado e saber como cobrar sem agredir a auto estima daquele.

Por fim, também trata de assuntos não tão atuais porém relevantes, como a extensão do adicional noturno às horas extras após cumprida a jornada do período noturno.

Esperamos ter contribuído para despertar o interesse nos temas acima, objetivando com isto, levá-los a um posterior estudo mais aprofundado.

Boa leitura a todos!

Marcelo Mascaro Nascimento

Compartilhe