Dr. Marcelo Mascaro Nascimento destaca os principais temas abordados no Boletim 204.

Editorial
É com muito prazer que apresentamos mais uma edição do Boletim Mascaro, com conteúdo jurídico exclusivo, produzido pelos advogados do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e nossos colunistas convidados.

Abrimos com uma homenagem à doutrina do professor Amauri Mascaro Nascimento. Desta vez, o texto, compilado dos escritos do jurista, aborda os três diferentes grupos de leis sobre os quais a legislação trabalhista brasileira está fundada: a CLT, a Constituição Federal e as leis esparsas, cada qual com um sentido diferente.

O professor sênior da FEA/USP, Hélio Zylberstajn, mais uma vez na contramão do senso comum, traz uma interessante pergunta: estará o desemprego realmente aumentando? Para responder a essa questão, ele examina os dados da Pnad Contínua, pesquisa domiciliar do IBGE que tem a finalidade de acompanhar a evolução da conjuntura social do país, com ênfase no mercado de trabalho.

Já o autor deste editorial, debate em seu artigo a diferença entre as figuras da dispensa do empregado durante a suspensão e da interrupção do trabalho, a partir da interpretação dos dispositivos da CLT, doutrina e jurisprudência.

Por último, na seção dedicada aos comentários à Jurisprudência, destaca-se a alteração promovida pela reforma trabalhista em relação à súmula do TST, nº 377, que trata da exigência do preposto ser empregado do reclamado.  

Boa leitura!

Marcelo Mascaro Nascimento, 25/06/2018.

Compartilhe