Transformação digital, educação corporativa e aprendizagem constante

Débora Bobra Arakaki
A transformação digital tem provocado diversos impactos no mercado de trabalho, alterando modelos de negócio, a forma como as atividades são desenvolvidas e a forma como as pessoas se relacionam e fazendo com que mesmo em época de crise econômica haja esforços dentro do mundo empresarial para investimentos em educação e capacitação corporativa. 

 Para uma economia que foi e ainda está sendo impactada pela era digital, também se faz necessário pensar na capacitação humana, na área educacional, a qual igualmente passa pelo mesmo processo de transformação.  

Segundo estatística fornecida pelo Fórum Econômico Mundial desde 2018 já se sabia que metade das empresas iriam reduzir sua força de trabalho nos próximos cinco anos por conta da automação, e seria necessário trabalhar a construção de novas habilidades. 

 Ademais, mais do que entender as tecnologias entrantes e o gap existente entre tecnologia disponíveis, seria de vital importância levar em consideração os desafios encontrados em relação à capacidade dos profissionais em transformar modelos mentais já estabelecidos e adquirir novas formas de aprender, ensinar e executar suas atividades.  

Mais recente, em 2021, relatório do Fórum Econômico Mundial é do sentido de que os ativos digitais estão se tornando rapidamente integrados à estrutura existente de serviços financeiros, e é crucial que tenhamos as ferramentas disponíveis para oferecer aos nossos clientes soluções tanto para suas necessidades tradicionais quanto para suas necessidades digitais crescentes. 

 Hoje, o que se leva a crer é, indubitavelmente, que as tecnologias digitais abrem muito mais oportunidades no ambiente corporativo, conseguindo conciliar práticas educacionais e jornada de trabalho, promovendo um ambiente de aprendizagem progressivo e constante.  

Imprime-se tecnologia ao dia a dia laboral, transformando não somente o modelo em que as atividades são desenvolvidas, mas também como num processo constante de retroalimentação de informações corporativas, aumento de produtividade, capacitação profissional, diversificando canais de distribuição e a granularidade de conteúdo que é entregue de forma personalizada, em última análise ao cliente, tomador final do serviço, aumentando a qualidade e velocidade do serviço; numa cadeia responsável, num verdadeiro ecossistema digital de aprendizagem.  

Neste sentido, a educação corporativa tem sido um dos principais pilares de mudanças organizacionais dentro das corporações nos próximos anos, implementadas de forma rápida, dinâmica, contribuindo para melhoria da vida do colaborador, provocando mudanças tecnológicas irreversíveis, bem como mudanças sociais, culturais e até contribuindo para a melhor do clima organizacional.  

Compartilhe