Transformando o ambiente laboral em local de trabalho digital

os impactos da transformacao do trabalho digital

Por Débora Arakaki, sócia do escritório Mascaro Nascimento Advogados.

Ao longo dos anos, o local de trabalho foi sofrendo transformações e as novas tecnologias digitais permitem uma remodelação e descentralização do escritório denominado tradicional.

Todas essas transformações podem gerar grandes impactos para as empresas bem como para os colaboradores.

Desta forma, o local de trabalho digital é um ativo organizacional que necessita de regras claras e ordenadas de planejamento e gerenciamento para não impactar de forma negativa na produtividade de cada colaborador, bem como manter o engajamento e bom clima organizacional.

Pontos a considerar ao levar o ambiente de trabalho para o digital

A “virada de chave” de um ambiente de trabalho tradicional num ambiente de trabalho digital não ocorre de uma hora para outra e exige cuidados/capacitação principalmente das novas habilidades das lideranças e o componente das diferenças entre adaptações de gerações é um fator que suma importância que deve ser considerado.

Se por um lado temos as competências relacionadas à resiliência mais latentes dos profissionais com mais idade, aptos a enfrentar desafios já ultrapassados no passado; de outro lado temos profissionais jovens, nascidos na era digital e, portanto, já imersos no mundo tecnológico.

Desafios na adaptação ao trabalho digital

Contudo, as principais preocupações empresariais estão no sentido da manutenção da produtividade e no atingimento sempre dos melhores resultados e a importância do local de trabalho digital e da força de trabalho digital para o sucesso e futuro das organizações.

Resultados sobre o tema revelam que o ambiente físico continua sendo relevante, mas sofreu alterações significativas quanto a otimização de espaços.

Faz-se necessário o investimento em treinamentos específicos para correto manuseio de novas tecnologias, bem como a capacitação de as lideranças para gerenciamento da estrutura corporativa, com pessoas que mudaram sua forma de trabalho e se encontram em trabalho remoto, além de mudanças que impactarão na própria cultura organizacional da empresa, mormente no fortalecimento das lideranças e seus liderados.

Eis algumas questões sobre o local de trabalho digital, que possamos ser corresponsáveis para aplicação deste conceito moderno; num constante caminho de busca de equilíbrio estrutural/organizacional e emocional de todos que participam desta mudança!

Compartilhe