Gestão de Risco e Compliance é o destaque no editorial de Marcelo Mascaro Nascimento nesta edição. O assunto, que a cada dia ganha mais espaço entre os gestores das empresas, merece ser avaliado com cuidado.

Gostaria de pedir licença à comunidade jurídica para abordar neste espaço um tema relacionado ao mundo empresarial, mas cujo trato é também feito pelos operadores do direito. Trata-se de gestão de risco e compliance. Atualmente, fazer a gestão dos controles internos, e por consequência, dos riscos, de maneira eficiente, tornou-se uma questão de sobrevivência para as empresas. Percebe-se, até mesmo pela recorrência com que os casos de non-compliance são noticiados pela imprensa, que há um pequeno início de mudança de mentalidade com relação ao assunto, uma vez que as empresas vêm, cada vez mais, se preocupando com o desenvolvimento sustentável desses negócios, não apenas com o que ganho em si, mas também focado no que podem deixar de perceber e até mesmo perder por não incorporar essa cultura nas respectivas atividades empresariais.
O escritório Mascaro Nascimento está preparado para atender a essa necessidade por meio  de uma associação com um profissional com mais de 12 anos de experiência na área a partir da atuação no mercado financeiro, segmento em que a prática é bem mais difundida.
 
Vale a pena uma reflexão no assunto.
 
Marcelo Mascaro Nascimento

Compartilhe